Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

Casa da Juventude acolheu Festa de Natal do Concelho

Autarcas do município e das freguesias associaram-se à festa
Autarcas do município e das freguesias associaram-se à festa
A Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações acolheu no dia 22 de dezembro centenas de pessoas naquela que foi a Festa de Natal do Concelho de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que proporcionou a todos os participantes uma tarde repleta de muita música e dança.
A Festa de Natal do Concelho de Cabeceiras de Basto “é uma iniciativa solidária, que tem por objetivo proporcionar momentos de bem-estar e de confraternização à população, dando-se especial destaque a todos aqueles que, por razões diversas, não podem celebrar o Natal com alegria e na companhia dos familiares”, lê-se na divulgação à imprensa.
Banda juvenil protagonizou concerto de Natal
Banda juvenil protagonizou concerto de Natal
Organizada pela Câmara Municipal e pela Régie Cooperativa Basto Vida, a Festa de Natal contou com a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira e Eng. Joaquim Barreto, assim como dos vereadores Francisco Alves e Dra. Isabel Coutinho, presidentes das Juntas de Freguesia, entre outros convidados e público em geral.
Como vem sendo habitual, a Banda Juvenil Cabeceirense abriu o espetáculo com o seu Concerto de Na-tal, seguindo-se a atuação da Academia Sempre em Forma. O Grupo Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’ cantaram e dançaram para o público presente, assim como os Cavaquinhos da Raposeira, que também se associaram à festa. Os utentes dos Espaços de Convívio e Lazer (ECL’s) do concelho abrilhantaram a tarde com a interpretação de contos e quadras de Natal, havendo também lugar para as anedotas.
Crianças do projeto 'Aprender a crescer' vestiram-se de mães e pais Natal
Crianças do projeto 'Aprender a crescer' vestiram-se de mães e pais Natal
O espetáculo encerrou com a atuação dos Bravos das Concertinas de Refojos, que levaram os presentes a um pezinho de dança. No fim, a organização proporcionou a todos os participantes um lanche-convívio.
À festa também não faltaram as crianças do projeto ‘Aprender a Crescer’, dando um colorido especial ao cenário natalício, onde encarnaram os papéis de mães e pais Natal.
Refira-se que a Festa de Natal do Concelho de Cabeceiras de Basto integra o programa cultural do Município há já vários anos, juntando, anualmente, centenas de pessoas de diferentes faixas etárias e oriundas das várias freguesias do concelho.

“Da parte da Câmara haverá sempre solidariedade e disponibilidade para colaborar com todos na supressão das dificuldades”

Nas suas palavras, o presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, cumprimentou todos os presentes, afirmando que “este Natal é diferente de muitos outros pois vivemos um período de crise, um período muito difícil para as famílias”, deixando a certeza de que “da parte da Câmara haverá sempre solidariedade e disponibilidade para colaborar com todos na supressão das dificuldades”.
China Pereira lembrou que “os portugueses sempre foram capazes de ultra-passar a crise e ter esperança no futuro”. E garantiu: “enquanto presidente da Câmara não me resigno e não me resignarei”.
Reafirmando: “para mim, ser presidente da Câmara é um enorme orgulho, satisfação e também uma enorme responsabilidade”, China Pereira assegurou: “eu sei que muito foi feito no passado e nós temos a ambição de continuar a desenvolver Cabeceiras de Basto e continuar a oferecer qualidade de vida a todos os cabeceirenses. Conto com todos vós para construirmos um concelho melhor, com mais solidariedade e fraternidade pois este, é para mim o verdadeiro sentido da celebração deste Natal”.
O autarca deixou, também uma palavra muito especial a todos os doentes e aos emigrantes que vieram passar o Natal com os seus familiares, mas também àqueles que não puderam regressar à sua terra, deixando-lhes votos de boas festas.
Por fim, agradeceu a todos os colaboradores da Câmara Municipal e da Basto Vida pelo trabalho e empenho nesta festa de Natal.
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal e presidente da Basto Vida, Eng. Joaquim Barreto, agradeceu à Câmara Municipal a promoção de mais um convívio de Natal, reconhecendo também os presidentes das Juntas de Freguesia que colaboraram na organização desta festa, assim como todos os grupos/associações que atuaram na Casa da Juventude, sem esquecer o público presente.
Joaquim Barreto saudou todos os grupos pelas suas brilhantes atuações, agradecendo também o “muito voluntariado de todos aqueles que colaboram nesta festa e o facto de “o fazem de forma gratuita por amor ao concelho e às gentes da nossa terra”.
No final, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal expressaram votos de um bom Natal e de um bom ano de 2014 com sucessos para todos.
Refira-se, ainda, que no dia 12 de dezembro arrancaram as festas de Natal nos Espaços de Convívio e Lazer do concelho, iniciativas que se prolongaram até ao dia 21 do mês passado

Presépio de Natal

No ano de 2013, a quadra natalícia brindou os cabeceirenses e visitantes com um belíssimo Presépio de Natal, com figuras em madeira, algumas delas que atingem os três metros de altura, que estiveram em exposição na Praça da República, em frente ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Uma produção das oficinas do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com a colaboração do artista local, Mário Teixeira.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.