Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-12-2013

SECÇÃO: Informação

USCab convive na Casa do Pão

foto
No passado dia 26 de novembro, os alunos da Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto (USCab) organizaram um almoço-convívio na Casa do Pão, em Moinhos de Rei, em plena Serra da Cabreira.
A convite da USCab, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira e Eng. Joaquim Barreto, estiveram presentes no almoço-convívio que proporcionou a todos os participantes novas aprendizagens e experiências mas também o reavivar das memórias da sua infância, já que cozerem o pão no forno a lenha, seguindo as práticas dos tempos antigos.
De acordo com a informação divulgada, “o protagonista do convívio foi o pão. Por isso, foi dada a oportunidade a todos de pôr a ‘mão na massa’ e fazer pão verdadeiro, sem esquecer a cruz e a bênção com as palavras certas na hora de o colocar no forno”.
A jornada resultou num dia de salutar convívio entre os alunos da USCab, onde foi reavivada a memória desta tradição de grande impacto na nossa região e que faz parte da herança sociocultural de Cabeceiras de Basto.















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.