Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-12-2013

SECÇÃO: Concelho em acção

Noite do pijama anima crianças

foto
No passado dia 22 de novembro a ADIB - Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto juntamente com o Centro de Estudo ´Sapiência‘ proporcionou a cerca de 70 crianças a Noite do Pijama.
A festa começou com um jantar convívio entre todos os participantes. Após as crianças terem vestido os seus coloridos pijamas deu início a animação que se prolongou pela noite dentro. As crianças e jovens começaram por visualizar dois filmes: ´Monstros na Universidade‘ e ´Turbo‘. Depois os nove monitores que estavam a dinamizar esta festa preparam alguns jogos, com o objetivo de proporcionar uma noite de festa, diversão, jogos e brincadeiras.
As crianças estavam radiantes por passarem uma noite fora dos pais e na companhia dos seus amigos e colegas. Divertiram-se até o sono chegar.
Bruno Vieira e Filipa Carvalho, professores e responsáveis pelo ´Sapiência‘, questionados sobre a recente parceria criada entre a ADIB e o Centro de Estudos revelaram ao Ecos de Basto: “ foi uma boa oportunidade para ambos os lados. Nós tínhamos as instalações, a ADIB tinha os alunos e acho que foi uma parceria que acabou por resultar bem para os dois lados”.
De referir que este Centro de Estudos dispõe de diversos serviços tais como: acolhimento das crianças após saída da escola, acompanhamento na realização dos trabalhos de casa e ocupação das crianças e jovens até os pais chegarem. As crianças que frequentam este centro, desde o 1º ano até ao 12º ano, são apoiadas por professores de diversas áreas, estando este Centro igualmente, preparado para dar explicações a alunos universitários caso as mesmas venham a ser solicitadas.
O professor Bruno Vieira referiu ainda que as iniciativas deste género vão continuar: “estas iniciativas são muito boas, os meninos precisam disto. Além de estudarem também precisam de conviver.” E concluiu: “a próxima festa é a do Natal, onde irá haver trocas de prendas e muita diversão “, garantiu.
No final o balanço foi muito satisfatório, tanto para os responsáveis, como para os encarregados de educação e para as crianças. Foi uma noite bem passada com os alunos a solicitarem a realização de mais iniciativas deste género.



Maria Pereira - 7 Anos

Gostei de dormir com as minhas amigas. Gostei de todas as atividades, a da farinha, da dança, ver os filmes e de brincar com as minhas amigas. Gostei muito de vir de pijama. Quero continuar a participar.

Carolina Silva - 11 Anos

Não é a primeira vez que durmo fora de casa. Gostei muito. Do que gostei mais foi do jogo da farinha e de dormir com as minhas amigas. Quero repetir.


Carla Teixeira - Mãe da Iva

Acho estas iniciativas excelentes, primeiro para as crianças conviverem com outras que não são as da turma. E para os pais também é importante, ainda que seja difícil deixá-la fora de casa, mas a Iva precisa. Vou continuar a deixá-la a participar nas festas.
A ADIB, juntamente com o Centro de Estudos Sapiência, deve continuar a promover estas atividades.


Armindo Seara - Pai da Joana

Acho que é bom para a Joana, para ganhar um bocadinho de independência. Não é a primeira vez que ela vem, tenho confiança e vou continuar a deixá-la vir.




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.