Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-12-2013

SECÇÃO: Informação

ADIB promoveu convívio de Natal

China Pereira enalteceu trabalho desenvolvido pela ADIB
China Pereira enalteceu trabalho desenvolvido pela ADIB
No passado dia 15 de Dezembro a ADIB, em parceria com o Centro de Estudos Sapiência, promoveu o convívio anual de Natal, nas instalações do Centro de Dia e Apoio Domiciliário. O espaço tornou-se pequeno para receber quase duas centenas de pessoas entre os quais, utentes e familiares, crianças e jovens, encarregados de educação, órgãos sociais entre outros convidados e amigos da Associação.
Associaram-se a esta iniciativa o Presidente da Edilidade, Dr. Serafim China Pereira, o Presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, o Vice- Presidente Francisco Alves, os deputados municipais Dr. Domingos Machado e Dra. Fátima Oliveira, assim como, o Presidente da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Vilela Campos, entre outos.
Utentes do Centro de Dia participaram na festa
Utentes do Centro de Dia participaram na festa
Na abertura da festa, os responsáveis pela ADIB e pelo Centro de Estudos Sapiência, Drª Irene Fontes e Dr. Bruno Vieira, deram as boas vindas a todos, agradecendo a sua presença e manifestando a sua vontade de continuar a disponibilizar e a alargar o leque de serviços aos Cabeceirenses, nomeadamente, nas áreas do apoio educativo e social, estabelecendo parcerias e dinamizando projetos tendo em vista contribuir diariamente para o bem-estar e desenvolvimento dos cabeceirenses.
A Presidente da Direção, Dra. Irene Fontes, agradeceu à Câmara e à Assembleia Municipal, todo o apoio prestado que contribuiu concretizar o sonho de criar estas infra-estruturas tão importantes para o concelho.
Agradeceu muito sensibilizada a presença dos utentes de dia e dos de Apoio Domiciliário com a presença dos seus familiares, das crianças e dos encarregados de Educação tão generosamente têm participado em todas as atividades realizadas ao longo do ano e em especial no convívio e inter-geracional, abrilhantaram a festa de Natal.
No uso da palavra, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Serafim China Pereira, agradeceu o convite e enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pela ADIB, procurando ir ao encontro das necessidades dos cabeceirenses e assim criando novas respostas no concelho.
Da mesma opinião partilhou o presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, um dos sócios fundadores desta coletividade, que considerou igualmente importante o trabalho que a ADIB tem desempenhado ao longo dos anos. Considerou ainda que tão importante como o trabalho que tem sido feito é estar a capacidade que esta associação tem de estar atenta às necessidades sociais e procurar a todo o tempo dar respostas às crianças e jovens, mas também aos idosos e consequentemente às suas famílias.
Unânime foi também a satisfação ao verificarem os rostos felizes dos utentes que frequentam assiduamente o Centro de Dia da ADIB e das dezenas de crianças envolvidas nos diferentes projetos dinamizados, mostrando que o trabalho exercido neste importante equipamento de solidariedade social concelhio, tem dado os seus frutos.
O Presidente da Assembleia Municipal realçou ainda a importância de existirem Centros de Dia e de Apoios Domiciliários para receber os idosos que necessitam de cuidados, porque muitas das vezes as suas famílias trabalham e não têm condições para lhes dedicar a atenção merecida. Estas respostas sociais permitem assim, que o idoso conviva e pratique dentro das suas limitações atividades que lhes permita manter o corpo e a mente em movimento ativo para usufruir duma melhor qualidade de vida. Desta maneira as famílias, nas quais os idosos estão inseridos, também estarão mais sossegados sabendo que estão bem cuidados.
Findos os discursos, a festa prosseguiu com grande animação proporcionada pelos utentes, quer do Centro de Dia, quer do Apoio Domiciliário, que interpretaram canções natalícias e danças de salão previamente ensaiadas pelos funcionários e voluntários que se dedicaram com entusiasmo a esta causa solidária.
As crianças que habitualmente convivem na Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto iluminaram a festa, com espetáculo de danças, interagindo com os menos jovens e proporcionando um belo convívio inter-geracional e um verdadeiro espírito de Natal.
No fim do espetáculo seguiu-se o lanche/jantar que foi recebido com muita alegria por todos. O ambiente alusivo à data proporcionou a todos os presentes um bom fim de tarde e início de noite.


Testemunhos:

Graça Costa
Esposa do Jaime Pacheco

Acho estas iniciativas muito boas. É bom para eles e para nós. Acho que devem continuar a proporcionar estas festas.
Sempre que houver mais, venho e trago-o comigo. Ele fica muito feliz por conviver com os colegas.


Margarida Barroso
Familiar de Lúcia
e Manuel Barroso

Acho esta festa muito bonita, estou a gostar muito. É a primeira vez que venho e vou continuar a vir. Este Centro de Dia é muito bom e faz-lhes muito bem.





© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.