Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-10-2013

SECÇÃO: Informação

Inaugurada estrada de ligação entre os lugares da Uz e Meijoadela

Autarcas do município e da freguesia  descerraram placa na Uz
Autarcas do município e da freguesia descerraram placa na Uz
A estrada de ligação entre os lugares da Uz (Vilar de Cunhas) e Meijoadela (Riodouro), no conce-lho de Cabeceiras de Basto, foi inaugurada no passado dia 12 de outubro.
Na cerimónia de descerramento das placas alusivas à efeméride participaram os então presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, os presidentes das Juntas de Freguesia de Vilar de Cunhas e de Riodouro, Manuel Ramos e Serafim Barros Pereira, entre outros autarcas e público em geral.
População associou-se à iniciativa
População associou-se à iniciativa
De acordo com a informação divulgada, primeiramente foi descerrada a placa no entroncamento da nova estrada com a estrada de acesso à aldeia da Uz, freguesia de Vilar de Cunhas, seguindo-se o descerramento da placa no lugar de Meijoadela, freguesia de Riodouro.
A ligação entre estes dois lugares que estavam encravados na serra assumiu primordial importância para o então presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto, que, na oportunidade, recordou os maus acessos existentes, há 20 anos, no concelho, designadamente nas aldeias de montanha, onde a população vivia num estado de algum isolamento.
Em 1994 iniciou-se um percurso que teve como objetivo a melhoria dos acessos por todo o concelho, de que são exemplo as freguesias de Riodouro e Vilar de Cunhas, que assistiram, este fim de semana, ao “fecho desta malha da rede viária”, realçou o edil, considerando que “esta é uma estrada importante para as pessoas que aqui estão” e que “todos devemos ter orgulho na obra que fizemos e que teve como principais beneficiários os cabeceirenses”.
Enumerando algumas das obras mais emblemáticas executadas nas freguesias de Riodouro e Vilar de Cunhas, Joaquim Barreto garantiu: “nós colaborámos com todos e saio de consciência tranquila”.
Ambicionando que o processo iniciado há 20 anos prossiga na senda do progresso e do desenvolvimento, Joaquim Barreto aproveitou a oportunidade para desejar os maiores sucessos a todos os autarcas agora eleitos, agradecendo, também, o apoio de todos aqueles que consigo colaboraram ao longo dos últimos anos.
Na sua intervenção, o então presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, disse conhecer bem o concelho e o desenvolvimento que foi operado em Cabeceiras de Basto nos últimos anos. “Foi, efetivamente, feito muito trabalho a pensar nas pessoas, a pensar na sua qualidade de vida e bem-estar e também nas acessibilidades, de que é exemplo esta nova estrada entre a Uz e Meijoadela”. E continuou: “hoje andamos por todo o concelho em estradas pavimentadas e isso deve-se à visão que a Câmara tem daquilo que deve ser o desenvolvimento integrado do nosso concelho, procurando levar o desenvolvimento e o bem-estar a todos os lugares, independentemente da distância a que ficam da vila”.
China Pereira disse, ainda, que “enquanto presidente da Câmara eleito irei continuar com a mesma filosofia, trabalhando para as pessoas e procurando resolver os problemas que as pessoas têm, sendo certo que atravessamos um período difícil mas estamos dispostos a trabalhar”.
Referindo que uma via como esta, acabada de inaugurar, que se constitui como um fator de desenvolvimento, permitindo às pessoas circular com maior facilidade e rapidez, China Pereira felicitou a Câmara Municipal por todo o trabalho realizado ao longo dos últimos 20 anos, por não se esquecer das populações e por cumprir com a palavra e com aquilo que foram os compromissos eleitorais.
“Podem contar comigo para continuar a trabalhar pela nossa terra e pelas nossas gentes”, finalizou China Pereira.
Na oportunidade, os presidentes das Juntas de Freguesia de Vilar de Cunhas e Riodouro, Manuel Ramos e Serafim Barros Pereira, regozijaram-se com a iniciativa, caracterizando esta nova estrada como uma mais valia quer em termos da melhoria das acessibilidades, quer em termos da aproximação entre as populações daqueles dois lugares da serra.
















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.