Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-10-2013

SECÇÃO: Informação

Capela Mortuária de Passos foi inaugurada

Autarcas inauguraram nova capela
Autarcas inauguraram nova capela
Foi inaugurada no passado dia 13 de outubro a Capela Mortuária de Passos.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, do Presidente da Junta de Freguesia, José Neves, do Padre Luís Baeta, demais autarcas da freguesia e do Município e público em geral.
China Pereira enalteceu infraestrutura necessária
China Pereira enalteceu infraestrutura necessária
Após o descerramento da placa alusiva e da bênção das instalações pelo pároco da freguesia, o presidente da Junta, José Neves, agradeceu a colaboração da Câmara Municipal que ajudou a concretizar este projeto. “Penso que superou todas as expetativas”, referiu o autarca que agora cessa funções.
A Capela Mortuária usufrui de uma arquitectura moderna pensada e idea-lizada para garantir conforto e bem-estar à população na hora de render a última homenagem aos seus ente-queridos. Encontra-se localizada no centro da freguesia, junto ao antigo Jardim de Infância.
No uso da palavra, o Presidente da Câmara, Joaquim Barreto, deu os parabéns ao autarca local, José Neves, pela obra realizada e frisou que a Câmara Municipal, não ainda que não sendo da sua responsabilidade direta, tem vindo a apoiar estas obras promovidas pelas Juntas de Freguesia, nomeadamente na construção de Capelas Mortuárias e na beneficia-ção e ampliação de cemitérios em várias freguesias do concelho, por entender que é estas iniciativas correspondem à vontade das pessoas.
A terminar, o Joaquim Barreto demonstrou a sua satisfação pela concretização a obra: “sinto-me particularmente satisfeito por estar a inaugurar esta capela, cuja construção honra a palavra e dignifica os autarcas que concretizam estes projetos, contribuindo para honrar quem parte”.
Na oportunidade, aproveitou ainda para felicitar o trabalho de todos os autarcas que agora cessam funções, ao mesmo tempo que desejou a todos os autarcas que doravante assumem funções, os maiores sucessos no desempenho das mesmas. No caso de Passos, que agora passa a pertencer à União de Freguesia de Alvite e Passos, o autarca realçou a importância da união, mas também, de que não se perca a identidade de cada uma das terras.
A encerrar a cerimónia, o Dr. China Pereira referiu que “apesar do simbolismo, esta obra é uma infraestrutura necessária porque tudo o que nasce um dia tem de morrer”. Disse ainda que tem de haver boas condições para prestar a última homenagem aos nossos entes queridos. O autarca, enalteceu ainda as características pessoais e profissionais do Presidente da Junta de Freguesia, José Neves que entrou neste cargo com Passos no coração e terminou com Passos no coração.
O ainda Presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, felicitou a Câmara Municipal pelo apoio prestado às Juntas de Freguesia, ajudando a concretizar este tipo de obras que satisfazem a vontade da população.
Após a visita às instalações, a cerimónia de inauguração terminou com um lanche/convívio, oferecido a todas as pessoas presentes, no edifício do antigo jardim de Infância.




























© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.