Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-09-2013

SECÇÃO: Informação

Homenagem decorreu durante a realização do Troféu Interescolas
Câmara Municipal homenageia antigo tratador do Centro Hípico

No passado dia 4 de agosto, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto homenageou o antigo tratador do Centro Hípico, António Mendes, conhecido que era entre os amigos por ‘Paulo Larocha’. Na cerimónia marcaram presença os familiares e amigos de António Mendes, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, entre outros autarcas e público em geral.
A homenagem póstuma decorreu no âmbito da realização do Troféu Interescolas de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que se realizou no Centro Hípico e que integrou, para além da homenagem, uma prova de saltos e um espetáculo de chegas de bois.
A cerimónia teve início com o descerramento de uma lápide de reconhecimento ao antigo tratador do Centro Hípico pela sua “grande dedicação e entrega à causa pública”, lê-se na placa evocativa.
Seguiu-se o visionamento de um filme, onde foram recordados momentos marcantes da vida de António Mendes, designada-mente o tempo que viveu como tratador do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto.
Nas suas palavras, o presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Barreto, recordou António Mendes “com saudade”, afirmando ser com “emoção” que a autarquia lhe presta esta homenagem.
“Era uma pessoa sempre disponível, que ajudou a incutir na população o gosto pelo Centro Hípico”, realçou Joaquim Barreto, afirmando que António Mendes “desempenhou as suas funções com muito gosto e entrega”.
E finalizou: “este é um momento de grande emoção e saudade mas também de alegria porque estamos a homenagear um homem bom”.
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, disse, dirigindo-se aos familiares de António Mendes, “era um homem bom, dedicado, amigo do seu amigo, generoso, um homem simples e humilde”.
Felicitando a Câmara Municipal pela realização desta homenagem “simples mas muito sentida”, China Pereira justificou: “estamos a dar valor a um amigo”.
Em nome dos alunos e professores do Centro Hípico e referindo-se ao vídeo que foi apresentado sobre a vida de António Mendes, João Pacheco disse: “uma imagem vale mais do que mil palavras e o que vimos espelha tudo aquilo que o Paulo Larocha era – um amigo. Fica a saudade”.
Por fim o filho, Jorge Mendes, agradeceu à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto a homenagem prestada ao seu pai, reconhecendo todo o apoio dado à sua família. “Foi um grande momento. Obrigado”, finalizou.



























© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.