Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-08-2013

SECÇÃO: Informação

Câmara inaugura Casa do Pão e Núcleo de Vida Selvagem

beceiras de Basto procede no próximo sábado, dia 31 de Agosto, à inauguração da Casa do Pão e Núcleo de Vida Selvagem, equipamentos estes, localizados em Moinhos de Rei, na freguesia de Abadim deste concelho.
Segundo apuramos, trata-se de dois investimentos feitos na zona de montanha com o objetivo de recuperar o património edificado junto à antiga Casa Florestal de Moinhos de Rei onde atualmente funciona tam-bém um Posto de Fomento Cinegético cuja gestão foi em tempos, entregue à Câmara Municipal após um protocolo de colaboração estabelecido com a DRAEDM.
A Casa do Pão, resulta por isso da recuperação e adaptação de um edifício devoluto, agora transforma-do num espaço expositivo onde doravante estará patente ao público, através de fotografia e vídeo, o ciclo do pão. Neste edifício, localizado nas proximidades de vários e históricos moinhos cuja construção data do reinado de D. Diniz, será também apresentada uma mostra de alfaias utilizadas na produção dos cereais – milho e centeio – e na confeção do pão. Este espaço estará igualmente dotado de condições para a confeção e para a degusta-ção de pão, através da promoção de iniciativas sócio-culturais distintas dire-cionadas para diferentes públicos e da promoção de workshops, entre outras ações em torno da divulgação, promoção e valorização do ciclo do pão, que tem associado os usos e costumes desta terra.

Núcleo Interpretativo de Vida Selvagem
No dia 31 de agosto, será igualmente inaugurado o Núcleo Interpretativo de Vida Selvagem, localizado em Moinhos e Rei. Um espaço que estava também desa-proveitado e onde doravante será apresentada a fauna e a flora locais. Aqui o visitante poderá inteirar-se das potencialidades desta zona localizada num micro clima rica em espécies vegetais e animais e que agora são apresentadas ao público através de fotografias e vídeos.

Complexo Florestal da Veiga acolhe desportos radicais

A inauguração da Casa do Pão e do Núcleo de Vida Selvagem, localizadas em Moinhos de Rei, na freguesia de Abadim, agendadas a partir das 10h30m e durante a qual será promovida uma tradicional malhada do centeio e a degustação de produtos locais como a broa, será antecedida pela visita ao Complexo Florestal da Veiga, na freguesia de Bucos. Uma visita que está marcada para as 9h30m e que visa dar a conhecer os novos equipamentos ali instalados destinados à prática de desportos radicais, como uma torre de escalada, snagolf, campo de jogos, entre outros, que doravante são colocados ao dispor da população, dotando aquele complexo florestal de condições propícias para a prática de diversas modalidades e consequentemente para a ocupação salutar dos tempos livres da população sobretudo, das camadas mais jovens.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.