Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-08-2013

SECÇÃO: Recordar é viver

ADIB leva crianças para Colónia de Férias

foto
Cumprindo um ritual há já cerca de 14 anos, a ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, levou crianças com idades compreendidas entre os seis e 13 anos para a Colónia de Férias João Paulo II, na Apúlia, concelho de Esposende. A maior parte das crianças, que levamos são encaminhadas pela Segurança Social Local, a Acção Social, Basto Vida e pela CPCJ de Cabeceiras de Basto para que lhes possamos proporcionar uns dias agradáveis e repletos de animação e convívio.
Esta actividade, que a ADIB coordena há longos anos, foi sempre realizada na última quinzena de Julho, com excepção deste ano, que foi na primeira de Agosto, por motivos de organização da Colónia.
Não é fácil nos dias que correm, com a enorme crise, que atrapalha todos os portugueses, onde estão incluídas as empresas públicas, autarquias, organizações não governamentais, como associações sem fins lucrativos, realizar uma colónia que permita às nossas crianças, usufruírem de 10 dias de bem estar, onde ficam bem instaladas, bem alimentadas com todas as refeições a tempo e horas, como deveria ser, bom tempo passado à beira mar, piscina da própria colónia, passeios, diversões e, claro, sobretudo aprendem a fazer uma boa higiene. São bem protegidas com monitoras capazes e de muita confiança. Todas estas coisas são possíveis graças aos apoios dados pelas Juntas de Freguesia, quando participam com as suas crianças, pelo, CPCJ, Basto Vida, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e o Instituto Português do Desporto e da Juventude. À ADIB cabe fazer todo o processo das inscrições das crianças, fotocopiar processos com regulamentos enviados às Juntas de Freguesias e outras Entidades pedindo o seu contributo, a colaboração das assistentes da segurança, social local e Acção Social e outras para que nos informem sobre as crianças que mais necessitam e que nunca tenham usufruído de uma praia.
Em boa hora digo que nunca nos foi negado o apoio por parte das Entidades atrás referidas. Cada Junta de Freguesia que tenha crianças e que queiram ir para a praia a respetiva entidade responsabiliza-se pelas mesmas.
Só resta à ADIB, agradecer a boa vontade, o carinho com que abraçaram desde o princípio esta causa que, diga-se de passagem, nestes últimos anos, devido aos problemas que atravessamos com esta crise (que se prolonga eternamente) tem sido cada vez mais difícil este esforço! Por isso um bem haja a todos os benfeitores!
Mais uma vez esta colónia correu muito bem!


Crianças e familiares antes da partida
Crianças e familiares antes da partida
fernandacarneiro52@hotmail.com
*Colaboradora
Crianças conviveram durante dez dias
Crianças conviveram durante dez dias


No Centro João Paulo II
No Centro João Paulo II


O grupo de regresso a casa
O grupo de regresso a casa
















Por: Fernanda Carneiro

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.