Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-07-2013

SECÇÃO: Informação

Câmara constrói e beneficia Polidesportivos nas freguesias

Inauguração do Polidesportivo de Cambezes
Inauguração do Polidesportivo de Cambezes
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respetivamente, procederam no dia 28 de julho, à inauguração do Polidesportivo de Cambezes, na freguesia de Riodouro, assim como, à inauguração das obras de beneficiação do Polidesportivo de Pedraça.
Em Cambezes, numa cerimónia onde estiveram também presentes o Presidente da Junta, Serafim Barros Pereira, autarcas da freguesia e do Município, dirigentes associativos e população em geral, o edil cabeceirense, agradeceu a presença de todos e mostrou-se satisfeito por estar a colocar ao dispor da população mais um equipamento, desta feita, de cariz desportivo. Trata-se de mais um investimento feito na montanha, numa freguesia que há vinte anos atrás, quando assumiu funções como presidente da Câmara, estava praticamente isolada e com maus acessos, alguns dos quais em terra batida. Hoje, a freguesia de Riodouro, apresenta boas acessibilidades e está dotada de equipamentos e infra-estruturas que contribuem para a qualidade de vida e o bem estar dos residentes e dos visitantes, já que se trata de uma zona sertaneja que apresenta inúmeras potencialidades, nomeadamene a nível turístico. Riodouro, até então, a maior freguesia em área do distrito de Braga, é dominada por belas paisagens, ricos cursos de água, boa gastronomia e grande tipicidade. Essencialmente rural, esta freguesia, com usos e costumes muito arreigados, constitui-se como um importante pólo de atração de visitantes ao concelho.
Inauguração das obras de beneficiação do Polidesportivo de Pedraça
Inauguração das obras de beneficiação do Polidesportivo de Pedraça
Segundo informação divulgada, o autarca considerou-se assim, satisfeito pelo trabalho desenvolvido ao longo da sua atividade autárquica, nomeadamente nesta freguesia, durante a qual procurou sempre qualificar as aldeias e olhar pelo bem estar das populações residentes, sobretudo nas zonas mais distantes da sede do concelho.
Agradecendo a colaboração da Junta de Freguesia local, assim como a do Conselho Diretivo de Baldios que através de parcerias encetadas se têm revelado profícuas em prol da comunidade, o edil cabeceirense, anunciou que este recinto de jogos agora inaugurado - o segundo construído na freguesia de Riodouro - será posteriormente, dotado de balneários tendo em vista qualificar e melhorar ainda mais as respostas disponíveis.
Inauguração das obras realizadas no Polidesportivo de Painzela
Inauguração das obras realizadas no Polidesportivo de Painzela
Na oportunidade, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, congratulou-se com mais uma obra que é colocada ao dispor das populações. Após felicitar a Câmara Municipal pela obra feita e por ter procurado ao longo dos anos, descentralizar os investimentos, construindo equipamentos diversos em diferentes locais do território, terminou referindo que “Cabeceiras de Basto, deu um salto qualitativo inegável”.

Polidesportivo de Pedraça foi beneficiado
Após a inauguração em Cambezes, os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, deslocaram-se para a freguesia de Pedraça, onde procederam à inauguração das obras de beneficiação e de requalificação do Polidesportivo contíguo à Escola Básica da localidade.
Uma vez descerrada a placa alusiva ao ato, o edil Cabeceirense que se fazia acompanhar também pelo presidente da Junta local, António Andrade, demais autarcas da freguesia e do Municípo, dirigentes associativos e população em geral, disse estar satisfeito por ter conseguido dar resposta, num curto espaço de tempo, às pretensões dos jovens de Pedraça, manifestada em jogo recentemente disputado no âmbito do Campeonato Interfreguesias de Futsal de Cabeceiras de Basto que se encontra a decorrer até ao ínicio de agosto.
Uma obra, cuja execução, o presidente da Junta, António Andrade agradeceu, felicitando a Autarquia Cabeceirense, nomeadamente o Eng.º Joaquim Barreto por ter ouvido e satisfeito esta pretensão dos jovens da freguesia.
De referir que o Polidesportivo de Pedraça, outrora inexistente e construído sob a égide do edil Eng.º Joaquim Barreto, está agora dotado de melhores condições para a prática desportiva. Apresenta-se com melhor piso, redes de proteção e nova pintura. Dispõe de bancadas e de iluminação dando assim uma melhor resposta aos jovens da freguesia, a quem apelou para o uso, e o bom uso, do equipamento desportivo e para a consequente ocupação salutar dos tempos livres.
Com um investimento feito na ordem dos 20 mil euros, o autarca mostrou-se satisfeito por continuarem a realizar-se obras e a servir as pessoas, revelando assim a atenção do Município Cabeceirense para com as populações.
Da mesma opinião, partilhou o Presidente da Assembleia Municipal Dr. China Pereira, que, associando-se a esta iniciativa, felicitou todos os presentes, em especial a Câmara Municipal e o seu presidente, que nos últimos anos foi o rosto do desenvolvimento de Cabeceiras de Basto, fruto do trabalho, do empenho e da dedicação à sua terra. Um trabalho que contou também com as parcerias encetadas com as Juntas de Freguesia e com os diversos agentes locais. Cabeceiras de Basto é hoje um concelho mais qualificado, mais moderno e com melhor qualidade de vida, realçou o autarca. Referindo-se concretamente à beneficiação do Polidesportivo de Pedraça, o autarca incentivou os presentes à prática desportiva como forma salutar de ocupação dos tempos livres e da assunção de hábitos de vida mais saudáveis, desafiando, sobretudo as camadas mais jovens da população a praticar exercício físico, fruindo destes espaços que o Município coloca à disposição de todos.

Câmara requalifica Polidesportivo de Painzela
No dia 27 de julho, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia de Painzela, António Ribeiro, entre outros eleitos e convidados, procederam igualmente à inauguração das obras de beneficiação do Polidesportivo de Painzela. Uma obra que incidiu na colocação de relva sintética e na beneficiação do recinto de jogo, contribuindo desta forma para a valorização daquele Polidesportivo.
Na oportunidade, os autarcas Joaquim Barreto e China Pereira foram unânimes em considerar que as obras levadas a cabo qualificam aquele equipamento desportivo que doravante passa a oferecer melhores condições para a prática desportiva e para a ocupação salutar dos tempos livres da população, nomeadamente das camadas mais jovens.
O Presidente da Junta de Freguesia de Painzela, António Ribeiro, agradeceu a concretização de mais uma obra, ainda que singela, mas que beneficia a freguesia e particularmente, os adeptos da prática desportiva.
Segundo informação divulgada, as obras levadas a cabo nos Polidesportivos de Painzela e de Pedraça, bem como, a construção do Polidesportivo de Cambezes, em Riodouro, representam um investimento global que ascende os 81 mil euros, cuja execução permitiu beneficiar os recintos de jogo e criar dinâmicas desportivas nas diferentes localidades. De referir que atualmente nestes recintos disputam-se diversos jogos no âmbito do Campeonato Interfreguesias de Futsal que decorre em Cabeceiras de Basto até ao início de agosto.



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.