Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-07-2013

SECÇÃO: Informação

“A bruxa de Monte Córdova” de Camilo Castelo Branco foi tema do primeiro ‘Passeio Literário’

Percurso teve início na Praça da República
Percurso teve início na Praça da República
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho e em colaboração com o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), promoveu no dia 27 de julho, o primeiro Passeio Literário.
Tratou-se de uma iniciativa inserida no programa ‘Noites de Verão’, que teve como objetivo principal criar um itinerário literário e no decurso do mesmo, fazer uma abordagem às peripécias, pensamentos e sentimentos de algumas das personagens da obra: “A bruxa de Monte Córdova”, de Camilo Castelo Branco.
No interior dos Paços do Concelho, os espectadores assistiram também a vários atos
No interior dos Paços do Concelho, os espectadores assistiram também a vários atos
Levando mais de meia centena de pessoas por um “Passeio Literário” que teve início na Praça da República, junto ao Cruzeiro e que terminou “invadindo” os claustros e corredores do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, este percurso foi conduzido pelos atores do CTCMCB.
Promover os livros e a leitura em espaços fora da Biblioteca Municipal, percorrer um circuito cultural, associando-o à leitura de uma obra em que a história decorra no nosso Concelho, bem como, associar a leitura à atividade física e estar presente nos cenários onde decorrem as peripécias da narrativa, são outros dos objetivos desta iniciativa cultural que se pretende envolvente, capaz de aproximar a comunidade à obra literária e simultaneamente, ao património material e imaterial de Cabeceiras de Basto.
Meia centena assistiu à inauguração
Meia centena assistiu à inauguração
Recorde-se que Camilo Castelo Branco, no seu legado literário, fez em algumas das suas obras, abordagens a Cabeceiras de Basto e às suas gentes, que através desta singela iniciativa se dão a conhecer junto dos locais e daqueles que nesta época de verão visitam o concelho.
Com este projeto pretende-se, também, proporcionar aos Cabeceirenses e a todos quantos nos visitam nesta época de férias de Verão, novas e distintas ofertas na área do turismo cultural.








© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.