Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-07-2013

SECÇÃO: Informação

Executivo Cabeceirense apoia coletividades

Sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto, reuniu no dia 18 de julho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados destaque para a decisão do executivo em prosseguir com os apoios às coletividades locais, estabelecendo parcerias e valorizando o movimento associativo concelhio.
Neste âmbito e tendo em vista apoiar a realização de atividades diversas, cuja execução permite gerar dinâmicas sócio culturais, desportivas e económicas no concelho, a Câmara Municipal decidiu apoiar logisticamente a Associação Recreativa de Moimenta, para a dinamização da Praia Fluvial de Cavez.
À ARCDR – Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Riodouro, o executivo disponibilizou também apoio logístico para a realização da Festa da Associação que decorreu nos dias 12 e 13 de julho e durante os quais se promoveram atividades diversas dirigidas aos diferentes escalões etários da população, tais como torneios de sueca e de futebol, convívio com noite de arraial entre outras atividades que envolveram a população e proporcionaram um salutar convívio intergeracional.
Na reunião, foi igualmente atribuído um apoio financeiro e logístico à Associação Desportiva Roladores de Basto que permitiu ajudar a custear as despesas tidas com as iniciativas que realizaram ao longo do ano, nomeadamente o I Raid BTT Guerreiro da Pedra e o 8.º Passeio de Cicloturismo de Cabeceiras de Basto.
Ao Desportivo do Arco de Baúlhe a Câmara Municipal atribuiu um apoio finaceiro para fazer face às despesas tidas com a realização de mais um torneio de futsal que anualmente decorre no Polidesportivo daquela vila.
Por fim, o executivo decidiu apoiar logisticamente a realização das Festas da Erquida do Pau da Bandeira, que terão lugar no dia 4 de agosto, no largo da Serra naquela vila do Arco de Baúlhe. Uma iniciativa que antecipa a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora dos Remédios e que anualmente agrega centenas de pessoas.

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto estabelece parcerias

Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião camária, o executivo municipal decidiu estabelecer protocolos de colaboração com algumas coletividades locais, através da cedência de espaços municipais devolutos, com o intuito de albergar não só a sede das referidas associações, como proporcionar condições para a promoção de atividades de natureza diversas que perpassam os diferentes setores de atividade.
Neste âmbito, a Câmara Municipal decidiu ceder ao Clube de Praticantes – Arco Bike, uma sala devoluta na Escola Básica da Serra, na freguesia do Arco de Baúlhe.
Decidiu igualmente, disponibilizar a antiga Escola Primária de Terreiros, na freguesia de Painzela, estabelecendo um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Painzela e a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva Águias de Painzela.
Na reunião, foi igualmente estabelecido um protocolo com a Junta de Freguesia de Riodouro e a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Riodouro, tendo em vista a disponibilização de uma sala na antiga Escola Primária de Eiró, naquela freguesia de Riodouro, para a realização de atividades diversas.
O executivo decidiu também estabelecer protocolos de colaboração com o Atlético Cabeceirense, o Grupo Motard ‘Os Bastos’ e a Associação Roladores de Basto, tendo em vista a utilização da sala do Associativismo na Casa da Juventude – Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações.
Com a Banda Cabeceirense, o executivo decidiu protocolar a cedência da Casa da Música, antiga Casa da Cadeia recuperada pela Câmara Municipal e que se localiza nas Pereiras, em Refojos.
Segundo informação divulgada, o executivo municipal decidiu também estabelecer um protocolo com a Junta de Freguesia de Cavez, com o Cavez, Clube de Caça e Pesca e com a Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva, tendo em vista a gestão da Praia Fluvial de Cavez.
Com o Externato S. Miguel de Refojos, decidiu protocolar a utilização do Pavilhão Desportivo de Refojos e à Associação Cultural e Desportiva ‘Leões de Petimão’, decidiu ceder a utilização do Polidesportivo de Petimão, na freguesia de Alvite.
Ainda nesta reunião, o executivo decidiu aprovar e remeter para a Assembleia Municipal para apreciação e votação, a Proposta de Regulamento Municipal do Comércio e Retalho Não Sedentário.
Por fim, o executivo decidiu proceder à adjudicação definitiva do Espaço da Piscina Municipal Descoberta de Refojos, destinado à instalação de quiosque de apoio, bem como, proceder à abertura de concurso público para a ‘Prestação de serviços de gestão, administrativos, de vigilância e de higiene e limpeza na Casa do Tempo e da Casa da Juventude, Associativismo, Inovação, formação, artes e ofícios e das gerações.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.