Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-07-2013

SECÇÃO: Política

Lista do PS à Câmara Municipal já é conhecida

Já são conhecidos os candidatos que se juntam a Serafim China Pereira na lista do PS à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
De acordo com o comunicado divulgado, Francisco Alves, atual presidente da Junta de Freguesia de Refojos de Basto, freguesia sede do concelho, e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto, “aceitou o convite que lhe foi dirigido pelo candidato a Presidente da Câmara, Dr. China Pereira e pelo presidente da Comissão Política Concelhia do PS, Joaquim Barreto, para ser o número dois da lista à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas, a ter lugar a 29 de setembro”, lê-se no documento.

Francisco Alves - tem 51 anos de idade e é natural da freguesia de Refojos de Basto, trabalhando, há 28 anos, no Serviço de Finanças. É autarca desde 1997, tendo nos primeiros quatro anos (de 1997 a 2001) exercido as funções de secretário da Junta de Freguesia e, nos últimos 12 anos, o cargo de presidente de Junta. “Cargos que exerceu de forma exemplar, com grande dedicação e competência”, acrescenta a informação.
E continua: “o seu desempenho à frente dos destinos da Junta de Freguesia de Refojos foi-lhe reconhecido pelos eleitores que o elegeram nos sucessivos atos eleitorais com largas maiorias absolutas, demonstrando, assim, o seu apoio pelo trabalho meritório desenvolvido nesta autarquia de Refojos. Francisco Alves integra também os órgãos sociais da Cooperativa Basto Vida, a Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto e é o presidente do Conselho Fiscal da Mútua de Basto/Norte”, refere o mesmo comunicado.

Isabel Coutinho - professora e atual Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, aceitou igual convite que lhe foi dirigido pelo candidato China Pereira e pelo dirigente socialista Joaquim Barreto, para integrar a lista à Câmara Municipal em terceiro lugar.
Isabel Coutinho é natural de Vila das Aves e professora do ensino secundário. Há muitos anos a trabalhar em Cabeceiras de Basto, é licenciada em História e Ciências Sociais, pela Universidade do Minho e Pós-graduada em Administração e Gestão Escolares.
De acordo com a informação divulgada, “Isabel Coutinho foi deputada da Assembleia da República, entre 2005 e 2011, tendo sido eleita pelo círculo de Braga. Foi Presidente da Comissão Política do PS de Cabeceiras de Basto, entre 2000 e 2005, e secretária da mesa da Assembleia Municipal. Atualmente integra a Assembleia Municipal Cabeceirense e é membro da Comissão Política Concelhia e Distrital. Por inerência integra o Secretariado Nacional do PS, órgão máximo da Direção Socialista”.
Isabel Coutinho foi, também, presidente do Conselho Diretivo e Executivo da EB 2,3 de Cabeceiras de Basto e do Agrupamento de Escolas de Refojos, sendo atualmente professora na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto.
“Ao longo da sua carreira ligada à Educação acompanhou, desde sempre, os mais jovens, tendo sido membro da Comissão restrita da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto”, refere o mesmo documento.

Adriano Valente - é o número 4 da lista de candidatos do PS à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, nas próximas eleições.
O arcoense, funcionário da Caixa Geral de Depósitos há 24 anos, também aceitou o convite para integrar a lista do Partido Socialista à Câmara Municipal.
Adriano Valente, residente no Arco de Baúlhe e atual secretário Junta de Freguesia local, “é um cidadão muito popular, estimado e reconhecido pela população daquela freguesia e vila. Para além de autarca, Adriano Valente tem participado ativamente no movimento associativo, sendo o presidente da Comissão de Festas de Nossa Sra. dos Remédios. Foi também presidente da ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe e diretor do Desportivo do Arco de Baúlhe”, revela a comunicação divulgada.

Alfredo Magalhães da Silva – é natural de Cavez. De acordo com fonte ligada ao PS de Cabeceiras de Basto, Alfredo Magalhães da Silva “é um homem que ama a sua terra e um defensor convicto dos interesses da sua freguesia e do concelho”.
Foi presidente da Junta de Freguesia de Cavez, tendo “trabalhado com afinco em prol do desenvolvimento e bem-estar da comunidade”, sendo atualmente membro da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, avançou a mesma fonte. E acrescentou: “Alfredo Magalhães da Silva é um cidadão reconhecido na sua terra, tendo uma participação ativa no movimento associativo local e também no estrangeiro”.

Etelvina Evangelho - tem 49 anos de idade e é atualmente a coordenadora do Serviço de Atendimento Único (SAU) da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, onde presta serviço desde 1994.
Pelas funções que desempenha na Câmara Municipal há quase 20 anos, Etelvina Evangelho “é uma pessoa muito conhecida e respeitada entre os munícipes”, referiu aquela fonte do PS.
É natural de Cavez, mantendo uma ligação estreita com a sua terra. No âmbito da sua participação cívica, foi membro da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto no ano letivo 2011/2012.

Paula Gonçalves - tem 41 anos e é mestre em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. É técnica superior do IEFP – Instituto do Emprego e da Formação Profissional, desempenhando funções no Pólo de Formação de Basto desde 2010.
Paula Gonçalves é membro da Assembleia Municipal e do Conselho Municipal de Educação. É, ainda, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. É membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas.
Segundo fonte do Partido Socialista, a lista de candidatos do PS à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto integra, ainda, Fernando Correia (nº 8), Dores Pacheco (nº 9), Cândida Ferreira (nº 10), Daniel Barroso (nº11), Cecília Carvalho (nº12), Feliciano Vaz (nº13), Margarida Coutinho (nº 14) e Irene Fontes (nº15).

Fernando Correia - é natural de Cabeceiras de Basto – S. Nicolau, economista e gestor do Santuário de S. Bento da Porta Aberta.

Dores Pacheco – é natural do Arco de Baúlhe, residindo atualmente na freguesia de Pedraça. É licenciada em Educação de Infância.

Cândida Ferreira – foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente de junta no concelho. Reside em Painzela e dirige uma empresa local de prestação de serviços.

Daniel Barroso - reside na freguesia de Abadim. É Engenheiro Agrónomo e desempenha a sua atividade numa associação de desenvolvimento rural sediada em Cabeceiras de Basto mas com dimensão regional.

Cecília Carvalho - é residente no lugar do Samão, em Gondiães, e é professora aposentada. Foi presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Cunhas durante vários anos.

Feliciano Vaz – é um jovem desportista e muito dinâmico. É jogador de futebol profissional e reside na freguesia de Alvite.

Margarida Coutinho - é a atual vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e coordenadora dos serviços locais da Segurança Social. Reside na freguesia de Refojos.

Irene Fontes - é licenciada em Administração Pública, desempenhando o cargo de chefe de divisão na Câmara Municipal. Reside em Refojos e é atualmente a presidente da ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto.

Serafim China Pereira, nº1
Serafim China Pereira, nº1


Francisco Alves,nº2
Francisco Alves,nº2


Isabel Coutinho,nº3
Isabel Coutinho,nº3

Daniel Barroso, nº11
Daniel Barroso, nº11

Adriano Valente,nº4
Adriano Valente,nº4


Alfredo Mag. da Silva,nº5
Alfredo Mag. da Silva,nº5


Etelvina Evangelho,nº6
Etelvina Evangelho,nº6


Paula Gonçalves,nº 7
Paula Gonçalves,nº 7


Fernando Correia,nº8
Fernando Correia,nº8


Dores Pacheco,nº9
Dores Pacheco,nº9


Cândida Ferreira,nº10
Cândida Ferreira,nº10




Cecília Carvalho,nº12
Cecília Carvalho,nº12


Paulo Mendes,nº13
Paulo Mendes,nº13


Margarida Coutinho,nº14
Margarida Coutinho,nº14


Irene Fontes,nº15
Irene Fontes,nº15



























































































































© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.