Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-03-2013

SECÇÃO: Informação

Isabel Coutinho candidata à liderança das mulheres socialistas

foto
Isabel Coutinho, professora e ex-deputada do PS, é candidata à presidência do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas (DNMS) com o lema ‘Tod@s diferentes, somos iguais’.
Isabel Coutinho, cuja candidatura foi apresentada no dia 8 de março, tem como mandatária Maria Barroso, antiga primeira-dama de Portugal.
Apelando à participação das mulheres nas eleições que decorrem a 13 de abril, Isabel Coutinho refere na sua página oficial do Facebook que a “participação de todas é fundamental”.
Nas suas palavras, afirma defender “um DNMS com voz ativa e efetiva dentro e fora do Partido Socialista. Um aliado e parceiro de toda e qualquer mulher. Porque quero que todas, e cada uma, sintam este projeto como seu. Enfrentamos um dos piores momentos dos últimos anos. A crise económica, social e política com que nos deparamos, aliada às medidas de austeridade deste Governo, acentua as desigualdades. Não podemos permitir retrocessos nestas matérias. Por isso, encontro-me na primeira linha do combate às desigualdades e proteção dos direitos das mulheres”.
“Lutar para que a maternidade constitua uma escolha real da mulher e não um obstáculo ao emprego” é uma das ideias centrais da sua candidatura, a par da importância de integrar a questão da igualdade de géneros nos programas curriculares, a urgência de promover a discussão de um sistema de quotas nas comissões, conselhos de direção, conselhos de nomeação estatal e universidades, bem como a necessidade de sensibilizar o Governo para a criação de Comissões de Proteção do Idoso, a implementar nos municípios.
“Candidato-me à Presidência do DNMS porque acredito que a mudança está nas nossas mãos. Por uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Tod@s diferentes, somos iguais”, garante na mesma comunicação.
As eleições para a liderança do DNMS decorrem a 13 de abril, onde Isabel Coutinho terá como opositora a socialista Graça Fonseca com a moção ‘Novas ideias em ação’.
Biografia

Isabel Coutinho nasceu em 1966, em Vila das Aves, no distrito do Porto. Licenciada em História e Ciências Sociais, pela Universidade do Minho, é pós-graduada em Administração e Gestão Escolares.
Professora do Ensino Secundário, Isabel Coutinho foi deputada à Assembleia da República nas X e XI legislaturas, de 2005 a 2011, pelo círculo eleitoral do distrito de Braga. Foi Secretária da mesa da Assembleia Municipal e deputada municipal da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto.
É deputada da Comunidade Intermunicipal do Ave, membro do conselho político do Departamento Nacional e Distrital das Mulheres Socialistas, da Comissão Política Concelhia, da Comissão Política Distrital de Braga e da Comissão Nacional do Partido Socialista.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.