Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-03-2013

SECÇÃO: Informação

Prémio Rural Criativo tem abertas as candidaturas

Encontram abertas, até ao dia 15 de Abril, as candidaturas para o Prémio Rural Criativo, uma iniciativa da Rede Rural Criativa que é impulsionada por nove Associações de Desenvolvimento Local que incrementam a sua ação no norte de Portugal, entre elas a Probasto, entidade que integra os município de Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Celorico de Basto e Ribeira de Pena.
O Prémio Rural Criativo, integrado no Projeto ICCER - Industrias Culturais e Criativas em Meio Rural, é financiado pelo Governo de Portugal, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural da União Europeia e pelo Programa da Rede Rural Nacional.
O Prémio Rural Criativo tem como objetivo distinguir, promover e apoiar novas ideias de negócio e projetos inovadores na área das indústrias culturais e criativas, viáveis do ponto de vista económico e financeiros e suscetíveis de contribuir para a criação de valor e de emprego nas zonas rurais de intervenção das Associações de Desenvolvimento Local (ADL) envolvidas neste projeto.
Poderão candidatar-se ao Prémio Rural Criativo todos os cidadãos com mais de 18 anos, de forma individual ou em grupo, bem como pequenas e microempresas em fase de criação ou expansão sedeadas nas zonas de intervenção das ADL que integram a Rede Rural Criativa.
Ao vencedor será atribuído um incentivo monetário no valor de 2.500,00.
O prémio será decidido pelo júri que distingue o candidato que apresentar a melhor ideia de negócio, ocorrendo a divulgação do projeto vencedor no dia 9 de Maio de 2013.
O Prémio Rural Criativo visa, assim, estimular o empreendedorismo criativo, cultural e artístico desenvolvido nas áreas rurais e nos seguintes sectores: atividades culturais nucleares - artes performativas, artes plásticas, criação literária, património histórico, cultural e natural e artesanato; indústrias culturais - cinema e vídeo, edição, música, rádio e TV, software educativo e lazer, fotografia; atividades criativas - arquitetura, design, publicidade, serviços de software, gastronomia; turismo - turismo criativo e turismo cultural.
Para além do produto ou serviço inovadores ou da ideia de negócio apresentada, o fator mais importante para a atribuição do prémio é o conceito criativo inovador e empreendedor que lhe está na base.
Apenas serão aceites propostas inéditas e originais e cuja propriedade intelectual é pertença do candidato.
O prémio será, assim, atribuído ao candidato que apresentar a melhor classificação ao nível da criatividade e inovação, qualidade, adequação, ruralidade, viabilidade e sustentabilidade e segurança.
As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 15 de Abril de 2013 através do envio, por email, para o endereço info@rural-criativa.com.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.