Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-03-2013

SECÇÃO: Opinião

Centro Europe Direct de Ponte de Lima
A informação europeia mais próxima dos cidadãos

No início deste ano foi lançada pela Comissão Europeia uma nova geração de Centros de Informação Europe Direct para o período 2013-2017. Nesta nova geração de Centros lançada por toda a União a região do Minho beneficia da acção de dois centros; o Centro Europe Direct de Ponte de Lima e o Centro Europe Direct de Barcelos ,num universo nacional de 19 centros, escolhidos entre 59 candidaturas.
Os Centros de Informação Europe Direct são financiados pela União Europeia e tem como objectivo, divulgar os direitos e deveres dos cidadãos europeus, assim como oportunidades decorrentes da participação na União Europeia e a promoção do diálogo sobre o futuro da Europa.
No nosso quotidiano somos por vezes confrontados com questões que podem ser esclarecidas através de um fácil contato com a rede Europe Direct. Eis alguns exemplos:
Onde posso obter publicações e outra informação sobre a União Europeia?
Como organizar um evento de informação ou um debate sobre a Europa na minha escola ou associação?
Vou viver, estudar ou trabalhar para outro país europeu: o que devo fazer?
Que programas europeus existem para apoiar os jovens?
Que ajudas financeiras, disponibiliza a UE para o meu novo negócio?
Deixei de receber a minha reforma doutro país da União; que organismo posso contactar para me ajudar a resolver a situação?
Os centros de informação Europe Direct em Portugal poderão dar resposta a estas ou outras questões ou promover o encaminhamento dos cidadãos para outras instituições mais habilitadas face ao tema abordado.
A rede de Centros Europe Direct atua em articulação com outras redes e instituições da União Europeia de que destacamos, o Team Europa, os Centros de Documentação Europeia, os Centros Europeus do Consumidor, a Rede EURES, a Eurodesk, a Enterprise Europe Network, o SOLVIT, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.
Neste contexto os centros de informação Europe Direct atuam a nível local como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia.
2013 é o Ano Europeu dos Cidadãos, e por esse facto está a existir um esforço redobrado na comunicação com os cidadãos que no nosso país foi iniciada pela Vice Presidente Viviane Reding numa sessão de “Dialogo com os Cidadãos” no passado dia 22 de Fevereiro na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.
2014 vai ser o ano das eleições para o Parlamento Europeu e é importante que os cidadãos compreendam a importância do projecto europeu quer no presente imediato quer para o nosso futuro coletivo .
Nesta época de crise é importante que os cidadãos estejam mais informados para poderem decidir de forma mais correta.
A actuação das diversas instituições da União Europeia tem sido essencial na resolução da crise que estamos a viver , cujas causas são múltiplas e perfeitamente identificadas, podendo afirmar-se sem margem para erro que a União está a ser parte da solução e não do problema.
Por vezes as respostas são mais lentas do que o desejado mas o caminho tem de ser trilhado de acordo com os tratados em vigor e com realidade de cada um estados membros cujos governos estão também dependentes das suas normas constitucionais e da sua opinião pública.
Na sua esfera de acção a União Europeia está a encontrar as respostas e a criar condições para um futuro melhor para os seus cidadãos, e por outro lado continua a ser um elemento absolutamente essencial para a paz e direitos humanos no mundo.

Para terminar os nossos agradecimentos ao Jornal Ecos de Basto por nos disponibilizar este espaço para o esclarecimento dos seus leitores sobre as temáticas europeias e a informação de que em próximos números daremos conta aos nossos leitores das actividades que temos programadas para o ano em curso.

Contactos do Centro Europe Direct de Ponte de Lima .
Centro Europe Direct de Ponte de Lima
Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Minhota
Largo Conselheiro Arnaldo Norton de Matos nº37
4990-144 PONTE DE LIMA
Internet www.europedirectpontedelima.pt
Email europedirect.ptl@gmail.com
No facebook: https://www.facebook.com/europe.direct.ponte.de.lima

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.