Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 04-03-2013

SECÇÃO: Informação

Profª Filomena Mesquita dá nome ao Centro Escolar

Reunido no passado dia 21 de fevereiro, o executivo municipal decidiu atribuir o nome de Profª Filomena Mesquita ao novo estabelecimento de ensino básico e educação pré-escolar, recentemente inaugurado e localizado em Refojos.
De referir que Filomena Leite Machado Mesquita, nasceu a 27 de fevereiro de 1912, no lugar de Chacim, freguesia de Refojos, deste concelho de Cabeceiras de Basto. Filha e neta de professores, Filomena Mesquita cedo começou a ensinar as primeiras letras e contas às crianças. Iniciou a docência, em 1931, com dezanove anos de idade, como regente escolar e terminou, em 1961, a sua carreira de trinta anos na escola pública, ingressando a partir deste ano no ensino privado. A Profª Filomena Mesquita trabalhou depois durante 36 anos no Colégio de S. Miguel de Refojos, tendo abandonado o ensino em 1997, com 85 anos. Faleceu em fevereiro de 1998.
Esta professora do ensino básico Filomena Mesquita, personalidade simples de reconhecido valor, dedicou toda a sua vida a ensinar crianças, tendo contribuído para a educação e formação cívica de várias gerações de cabeceirenses. O importante contributo que deu ao desenvolvimento educativo do nosso concelho, é agora reconhecido e perpetuado na memória coletiva, através da designação do seu nome ao novo Centro Escolar. Com esta singela homenagem, o executivo pretende também, distinguir o professor, agente fundamental na promoção do saber e do conhecimento, da educação e formação da personalidade das crianças e jovens, futuros homens e mulheres do amanhã.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.