Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-02-2013

SECÇÃO: Informação

Sistema de internet sem fios em funcionamento na vila de Cabeceiras de Basto

A vila de Cabeceiras de Basto tem em funcionamento, desde o dia 22 de janeiro de 2013, o sistema de internet sem fios, também designado por rede wireless ou wi-fi. Trata-se de uma tecnologia de comunicação sem fios de curto alcance em que qualquer cidadão com um dispositivo de acesso via rádio pode comunicar. Para o efeito é disponibilizado um serviço de Hotspot que se baseia num ponto de acesso à internet, onde existe a necessidade de fazer uma autenticação para poder navegar. Esta solução de acesso à Internet permite aos utilizadores finais um acesso a redes públicas e/ou privadas de uma forma simples e cómoda, possibilitando a mobilidade, flexibilidade e conveniência no acesso à informação.
O serviço de Hotspot está configurado para que o acesso do Cidadão seja efetuado de forma fácil e segura, estando diretamente ligado ao Portal da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, para aceder ao serviço de internet, os interessados devem dirigir-se ao Posto de Turismo, na Praça da República, ou ao Serviço de Atendimento Único (SAU), no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho e solicitar um utilizador e uma palavra passe, assim como o tempo desejado de acesso à internet. Devem posteriormente colocar-se numa das zonas de acesso à internet sem fios, nomeadamente, na zona da Praça da República ou do Mercado Municipal. O hardware mínimo para aceder a este serviço é um dispositivo que contenha uma placa de rede wireless.
De referir que as antenas do Hotspot têm normalmente uma cobertura até 300m em zonas sem obstáculos. Esta cobertura pode ser condicionada pela existência de edifícios e árvores, condições atmosféricas, bem como, pela capacidade técnica dos equipamentos recetores, como são, computadores, tablets e telemóveis dos utilizadores.
Trata-se por isso, de mais um serviço que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto disponibiliza à população cabeceirense, sobretudo aos utilizadores da internet sem fios, que deste modo podem facilmente e de forma segura aceder à informação pretendida e/ou efetuar a comunicação pretendida.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.