Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-02-2013

SECÇÃO: Informação

Câmara Municipal estabelece parcerias no campo cultural e social

O executivo municipal decidiu estabelecer parcerias com várias entidades, assinando protocolos de colaboração que contribuam para a promoção de iniciativas de cariz cultural, recreativo e social.
A Câmara Municipal decidiu assim, firmar um protocolo de cooperação com a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) tendo em vista incentivar formas de cooperação integradas na promoção e dinamização dos museus municipais de Cabeceiras de Basto. No âmbito deste protocolo, a DRCN compromete-se a integrar estes equipamentos municipais na sua programação e colaborar na implementação de ações de divulgação e dinamização cultural. Por sua vez a Câmara Municipal compromete-se a apoiar tecnicamente as referidas ações, prestando, no âmbito das suas competências culturais, serviços de consultoria, estudo e proposta de ações de animação cultural.
Salvaguardar, valorizar e divulgar o património cultural é por isso, objeto comum às duas entidades, que doravante vão reunir sinergias - tendo em conta o trabalho já feito pelo Município de Cabeceiras de Basto de adquirir, investigar, conservar e expor, para fins de estudo, educação e de fruição pública o seu património, e tendo em conta os conhecimentos técnicos que a DRCN possui no campo da salvaguarda, reabiliação, valorização e gestão do património cultural edificado – para desenvolver um trabalho ainda mais profícuo no que à valorização do património cultural português diz respeito, contribuindo igualmente para a democratização da cultura que é o esteio da independência e da identidade dos povos.
Ainda no campo cultural, o executivo decidiu autorizar a abertura do ajuste direto para a prestação de serviços destinados à dinamização do ‘Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto’, cuja ação desenvolvida nos anos precedentes tem agregado crianças, jovens e menos jovens num projeto artístico transformador, inclusivo e acessível a todos os municípes.

Parcerias de âmbito social

Segundo informação divulgada, na reunião de 24 de janeiro, mas no campo social, a Câmara decidiu estabelecer dois protocolos de colaboração, sendo um, com a Ultriplo, Lda, para fins de recolha de roupa, calçado e brinquedos usados, através da colocação de contentores em vários locais, permitindo assim, a conjugação de esforços atendendo à política pública de desenvolvimento no que concerne à ação social, ambiental e salubriade; o outro, com a Fundação Graça Gonçalves, tendo como objetivo proporcionar aos municípes do concelho bilhetes de entrada no ‘Lugar dos Afectos’ a custos mais baixos. De referir que o ‘Lugar dos Afectos’ é um espaço dedicado à educação pelos e para os afetos, no qual se desenvolvem atividades diversas, nomeadamente, na área da expressão e da comunicação, de participação e de responsabilização, fomentando os laços de afeto entre as pessoas e o desenvovimento através de uma vida emocional saudável, bem como, a realização de ações de solidariedade sobretudo junto dos grupos mais desfavorecidos, na área da saúde emocional e dos comportamentos de risco.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.