Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-02-2013

SECÇÃO: Informação

Diferendo entre Fábrica da Igreja de S. Nicolau e Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto chegou ao fim

Terminou no passado dia 23 de Janeiro de 2013, o diferendo que opunha a Fabrica da Igreja de S.Nicolau de Cabeceiras de Basto, à Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto e a mais 10 populares da mesma freguesia. Tal diferendo tinha por base a posse do terreno denominado monte de Santo António e mantinha-se à cerca de 4 anos.
Após vários adiamentos da sessão de julgamento, e de duas deslocações ao local por parte dos vários Juízes que conheceram o caso, foi finalmente marcada a data de 23 de Janeiro, como a data para a resolução do diferendo. Compareceram no tribunal todas as partes envolvidas, queixosos, réus e testemunhas, o que levou ao átrio principal do tribunal de Cabeceiras de Basto mais de duas dezenas de moradores da freguesia de Cabeceiras de Basto.
O trabalho dos advogados focou-se acima de tudo na tentativa de evitar o julgamento e proporcionar um acordo, que de uma vez por todas terminá-se com o desentendimento e as inimizades que o processo vinha a gerar, tal trabalho surtiu efeito, e após aturadas negociações, foi possível chegar a um acordo que pelo que foi dado ver, satisfaz quase a totalidade dos envolvidos. No entanto também foi possível ver alguma insatisfação em algumas pessoas, de ambas as partes. Imperou a vontade de apaziguar as relações, que sempre foram as melhores entre as partes envolvidas, e mesmo com este processo a decorrer nunca esteve em causa a relação institucional.
De referir o bom senso de todos os envolvidos, e ainda o brilhante trabalho realizado pelos advogados Dr. Antunes Guimarães, Dr. Manuel Afonso e ainda Dr. Francisco Fraga que ajudaram em muito à realização deste acordo, que põe fim a 4 anos de alguns dissabores e palavras muitas vezes ditas sem se pensar, e das quais resultaram feridas que o tempo vai ajudar a cicatrizar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.