Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-01-2013

SECÇÃO: Informação

Espaços de Convívio e Lazer promovem atividades diversas de entretenimento e bem estar

Localizados nas freguesias de Alvite, Arco de Baúlhe, Eiró - Riodouro, Faia, Moimenta – Cavez, Outeiro, Painzela, Passos, Pedraça, Refojos e Vila Nune, os Espaços de Convívio e de Lazer, são estruturas de apoio social, recreativo e cultural que em boa hora a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu criar e dinamizar com o apoio da Emunibasto, da cooperativa Basto Vida e das juntas de freguesia, ocupando em alguns casos, instalações das Juntas de Freguesia, em outros, antigas salas de aula das escolas primárias que se encontravam devolutas.
Pensados sobretudo para as camadas menos jovens da população, a criação e dinamização destes espaços tem em conta a realidade sociológica existente, que se carateriza por um número crescente dos grupos etários mais idosos e por vezes mais isolados.
São por isso, infra-estruturas que enriquecem o potencial das diferentes localidades onde se encontram instalados, oferecendo um conjunto de atividades diversas que diariamente contribuem para o entretenimento e o bem estar da população, procurando ir de encontro à satisfação de um setor numeroso da população, que são os mais idosos e consequentemente à ocupação salutar dos seus tempos, gerando dinâmicas sócio-culturais tendo em vista combater e atenuar a solidão e o isolamento a que muitas vezes estão votados.
Nestes espaços, pretende-se que as pessoas possam, numa relação humanizada, de convívio e de lazer, ter acesso a atividades e ocupações que lhe permitam uma melhor qualidade de vida.
Atualmente estão em curso diversas ações que passam pela realização de atividades tais como ginástica, animação sócio cultural, música, hidroginástica, fisioterapia, enfermagem, jogos de mesa e de leitura, entre outras ações pontuais ou programadas que visam o bem estar das pessoas.
De referir que estes espaços se encontram-se devidamente apetrechados com mesas, aquecimento, televisor, meios audiovisuais, casa de banho e copa, bem como equipamentos desportivos, dispondo ainda, de um pessoa para os apoiar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.