Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-01-2013

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Câmara aprova Plano de Atividades e Orçamento da Emunibasto para 2013

O Executivo Municipal aprovou na última reunião realizada no edifício dos Paços do Concelho, o Plano de Atividades e Orçamento da empresa municipal Emunibasto, para o ano de 2013.
De referir que a Emunibasto, E.E.M. tem como principais objectivos a gestão de equipamentos municipais e a prestação de serviços nas áreas da educação, formação, cultura, desporto, ocupação dos tempos livres e turismo. Desde a sua criação e ao longo dos últimos 10 anos, tem desenvolvido intensa atividade nestas áreas da ação municipal, dando um contributo da maior importânica e relevância à promoção do desenvolvimento local.
Segundo informação divulgada, no âmbito da sua atividade, destacam-se os serviços prestados na área da educação, nomeadamente os transportes escolares com 1320 alunos transportados diariamente e 750 refeições servidas por dia no ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico o que representa uma fatia do orçamento de quase 700 mil euros, 30% do orçamento.
A gestão de equipamentos, a promoção da atividade física e desportiva e de atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer, a realização de inúmeras iniciativas sociais, económicas, desportivas, culturais, entre outras, representam cerca de 1 milhão de euros, 59% do montante global do orçamento, e, ainda, 11%, 250 mil euros, para investimento que se traduzirá na ampliação de infraestrutruras de apoio ao Centro Hípico (parque de campismo), na adaptação de parte do edíficio do Mercado Municipal para Casa da Juventude, das Gerações, do Associativismo e das Artes e Ofícios e na aquisição de viatura para transporte escolar.
Nos documentos aprovados, estão identificadas as ações e as iniciativas que a Emunibasto se propõe desenvolver ao longo do próximo ano, mantendo a sua capacidade de fazer bem e com qualidade, em benefício dos destinatários da sua ação que são os Municípes e outros cidadãos.
O Plano de Atividades da Emunibasto, representa assim, um orçamento de 2.233.218,00 euros
Este Plano de Atividades e Orçamento da Emunibasto para 2013, que foi aprovado pela maioria socialista com as abstenções dos vereadores do PSD, revela que esta forma empresarial de gestão da coisa pública tem conseguido resultados positivos e que no próximo ano, a qualidade da prestação deste serviço público, a concretizar pela Emunibasto, está em sintonia com o programa e a estratégia definida pela Câmara Municipal para o desenvolvimento do concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.