Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-01-2013

SECÇÃO: Política

Jantar comemorativo dos 19 anos de liderança política do PS

Engº Joaquim Barreto no uso da palavra
Engº Joaquim Barreto no uso da palavra
Meio milhar de pessoas participou no jantar-convívio comemorativo dos 19 Anos de Liderança Política do PS e Joaquim Barreto na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que se realizou no dia 5 de janeiro de 2013.
Organizado pela Comissão Política do PS de Cabeceiras de Basto, o evento decorreu no Pavilhão Desportivo de Refojos, onde se deslocaram centenas de cabeceirenses mas também individualidades do distrito com ligações ao PS.
Engº Joaquim Barreto e Dr. China Pereira
Engº Joaquim Barreto e Dr. China Pereira
De acordo com o comunicado enviado à nossa redação pela Concelhia do PS de Cabeceiras de Basto, neste convívio marcaram presença Serafim China Pereira, presidente da Assembleia Municipal, Fernando Moniz, presidente da Federação Distrital do PS, António Magalhães, presidente da Câmara de Guimarães, Parcídio Summavielle, antigo presidente da Câmara de Fafe, Rui Solheiro, Fernando Rodrigues, Jorge Dantas, Humberto Cerqueira, respetivamente presidentes de Câmara de Melgaço, Montalegre, Vieira do Minho e Mondim de Basto. Estiveram, ainda, presentes nesta iniciativa outros dirigentes nacionais, distritais e locais do Partido Socialista, convidados e amigos de Cabeceiras de Basto, para além de centenas de militantes e simpatizantes do partido.
No seu discurso, Joaquim Barreto começou por agradecer “aos amigos e companheiros de luta política a sua presença, bem como a colaboração que sempre lhe disponibilizaram a ele e ao Município, destacando, entre outros, Parcídio Summavielle, António Magalhães, Fernando Rodrigues e Rui Solheiro”.
Autarcas e ex-autarcas da região marcaram presença
Autarcas e ex-autarcas da região marcaram presença
Barreto relembrou “os tempos difíceis mas de grande trabalho enquanto o PS esteve na oposição”, realçando que foram “tempos de aprendizagem e de construção de um projeto político que em 1994 começou a ser concretizado a partir da experiência acumulada, da vontade de servir, da paixão por Cabeceiras de Basto e pelas nossas gentes”, fatores que, no seu entender, foram “determinantes para ultrapassar as dificuldades, vencer os desafios, promover o desenvolvimento e modernizar o nosso concelho sem perder a sua identidade”.
E prosseguiu: “nestes 19 anos trabalhamos com todos e para todos, sem olhar a crenças religiosas ou à condição pessoal, profissional, económica e político-partidária de cada um”, conseguiu-se alcançar “um patamar de progresso e de bem-estar, intervindo em todos os setores de atividade municipal e em todo o território concelhio”. Por isso, Barreto agradeceu “a todos os que acompanharam e trabalharam neste projeto mantendo-se sempre fiéis, sem esmorecer, sem desistir e sem ambições pessoais. O autarca não esqueceu, também, aqueles que já partiram”.
Crianças ofereceram flores aos autarcas
Crianças ofereceram flores aos autarcas
A terminar a sua intervenção e a propósito das próximas eleições autárquicas, Joaquim Barreto, acreditando na vitória do PS em Cabeceiras de Basto, garantiu: “tenho a certeza que China Pereira irá aprofundar e desenvolver este caminho político com o mesmo empenho e determinação com que sempre servimos Cabeceiras de Basto. China Pereira, pelo seu longo e experiente percurso político de autarca dá-nos a garantia de prosseguir com a mesma entrega, diálogo, persistência e firmeza o nosso projeto político para os Cabeceirenses e para continuar a desenvolver Cabeceiras de Basto”.
De acordo com o comunicado enviado à imprensa, na sua intervenção, Serafim China Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, “destacou a importância do poder local de proximidade junto das pessoas, poder que considerou fundamental para o desenvolvimento e progresso de Portugal”. O presidente da Assembleia Municipal, também candidato do PS à presidência da Câmara de Cabeceiras nas próximas eleições autárquicas de outubro, evidenciou, no seu discurso que foi na oposição que começou a ser construído um projeto político e alternativa ao poder do PSD.
Dr. China Pereira enalteceu obra feita
Dr. China Pereira enalteceu obra feita
“Em 1994 deu-se o início de uma revolução tranquila. Cabeceiras de Basto começou a desenvolver-se e a modernizar-se”, sublinhou China Pereira, evidenciando os investimentos realizados ao longo dos 19 anos do poder autárquico – que considerou uma das mais importantes conquistas do 25 de abril – destacando as inúmeras intervenções nos vários setores de atividade do Município.
“Hoje é bom viver em Cabeceiras de Basto graças a este projeto coletivo liderado por Joaquim Barreto”, exclamou China Pereira, identificando-se com este projeto e confirmando que “irá continuar a desenvolvê-lo com determinação, trabalho, firmeza e seriedade”. E concluiu: “conheço bem o nosso concelho, conheço bem os Cabeceirenses e os seus problemas e a minha grande ambição é servir Cabeceiras de Basto e as suas gentes”.
Centenas de pessoas festejaram aniversário
Centenas de pessoas festejaram aniversário
Segundo o mesmo comunicado, “os restantes oradores da noite, Fernando Rodrigues, Parcídio Summavielle, António Magalhães, Fernando Moniz e Rui Solheiro foram unânimes em enaltecer as qualidades do autarca Joaquim Barreto, homem dedicado à causa pública, e que transformou Cabeceiras de Basto, assegurando que China Pereira será o rosto da continuidade do trabalho protagonizado por Joaquim Barreto”.
Considerado hoje como um autarca modelo, Joaquim Barreto dedicou praticamente toda a sua vida ao concelho Cabeceirense e à melhoria da qualidade de vida da terra que o viu nascer. “Joaquim Barreto é um homem com provas dadas no desenvolvimento e crescimento de Cabeceiras de Basto, com obra feita e à vista de todos”, finaliza o documento.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.