Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-01-2013

SECÇÃO: Opinião

Figuras públicas de Basto

foto
Casa do Souto de Cavez – Cabeceiras de Basto

Dr. Duarte Nuno de Carvalho do Vale e Vasconcelos
Casa do Souto
Casa do Souto
Augusto César de Carvalho do Vale e Vasconcelos, nasceu provavelmente em 1844 e terá falecido na Casa do Souto em Cavez, a 29.03.1882, com 38 anos incompletos.
Casou na Igreja de S. Cristóvão em Mondim de Basto, em 23.08.1869, com a sua parente da Casa do Balcão (Mondim de Basto) , Maria da Purificação Pinto Coelho e Castro (após autorização do Juiz curador e de sua mãe, por ser menor), ali nascida a 27 e baptizada a 30.01.1853 e falecida na Casa do Souto, a 22.09.1882, menos de seis meses após o passamento do marido e com pouco mais de 28 anos.

Atual proprietário Dr. Duarte Nuno
Atual proprietário Dr. Duarte Nuno
Era filha de António da Costa Cardoso de Carvalho, senhor da Casa do Balcão (Mondim de Basto) e aí falecido com 79 anos, a 22.06.1866 e de sua mulher e prima, Maria dos Prazeres Pinto Coelho de Carvalho e Castro, baptizada em S. Salvador-cidade de Beja (o pai, Juiz da comarca desta cidade, foi aí Corregedor, a 07.08.1818) e falecida na Casa do Souto, a 01.02.1884, casados que foram a 10.07.1848; neta paterna de João Gonçalves da Costa e de sua mulher Maria Vicência Antunes de Carvalho e materna do Dr. Francisco Pinto Coelho de Castro Magalhães e Sousa e de sua primeira mulher, Maria Teresa Rodrigues de Carvalho.
Com a entrada desta menina de 16 anos na Casa do Souto, ao colo de seu marido (pois foi assim que subiu, pela primeira vez, a sua escadaria), entrava também no seu sangue, o prestígio e a riqueza social de velhas famílias de Portugal.
O Dr. Duarte Nuno de Carvalho do Vale e Vasconcelos, actual senhor da Casa do Souto de Cavez – Cabeceiras de Basto, nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo) Moçambique, em 1930.
É licenciado em direito pela Universidade Clássica de Lisboa, Diplomado pela “Escuela Nacional de Administración Pública” de Espanha (Alcalá de Henares) e Auditor do Curso de Defesa Nacional do respectivo Instituto ( I.D.N. ).
Foi funcionário da Presidência do Conselho de Ministros, primeiro Administrador da Universidade do Minho e Director-Geral do Ministério da Administração Interna.
Aceitou ser Administrador da Universidade do Minho, porque pretendia com isso, transferir a sua vida profissional e familiar para próximo de Cavez e da sua Casa do Souto.
Como se comprova, além da casa, o Dr. Duarte Nuno herdou também de seu pai, a mesma missão.
Agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, das Ordens Honoríficas Portuguesas.
É sócio do Instituto Português de Heráldica e da Associação Portuguesa de Genealogia.
Casou com escritura antenupcial, em Barcarena-Oeiras, a 16.11.1963, com Maria João Monestier de Brée, aí nascida a 01.06.1938, filha do escultor Álvaro João Vella de Brée, e de sua mulher Marcelle Justine Madeleine, de nacionalidade francesa, nascida em Orão, na Argélia.
A sua linhagem, entronca nos Pinto Coelho da Casa do Balcão de Mondim de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.