Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-12-2012

SECÇÃO: Informação

JI de Painzela brindou o público com Teatro de Fantoches
JI de Painzela brindou o público com Teatro de Fantoches
Centenas na inauguração das Maquetas de Natal

A sala de exposições da Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto foi pequena para acolher as centenas de pessoas que se deslocaram àquele espaço para assistir à inauguração das Maquetas de Natal elaboradas pelas crianças das escolas do 1º Ciclo e do ensino pré-escolar do concelho.
Meninos de Gondarém interpretaram o 'Haka'
Meninos de Gondarém interpretaram o 'Haka'
Na cerimónia que decorreu no dia 16 de dezembro marcaram presença os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, os vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, as administradoras da Emunibasto Prof. Stela Monteiro e Dra. Fátima Oliveira, a direção do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, representada pelas professoras Augusta Cristina e Fátima Carvalho, assim como os alunos, pais e professores do Agrupamento, entre outros convidados e público em geral.
Crianças de EB 1 de Outeiro dançaram aeróbica
Crianças de EB 1 de Outeiro dançaram aeróbica
Teatro de fantoches, ‘haka’, dança e música, protagonizados pelo Jardim de Infância de Painzela, EB1 de Gondarém, EB1 de Outeiro e pelos jovens Francisca e Davide, animaram a festa, onde as crianças estiveram no centro das atenções.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, deu os parabéns a todas as escolas pela realização das maquetas – árvores de Natal - que foram construídas com recurso a materiais recicláveis, tais como plástico, cortiça, borracha, papel e cartão, mas também tecidos, botões, pinhas, troncos, folhas, bugalhos entre outros.
Dezenas de 'árvores' integram a exposição
Dezenas de 'árvores' integram a exposição
Afirmando que os trabalhos “simbolizam a amizade e a solidariedade”, que por sua vez espelham o verdadeiro espírito natalício, Joaquim Barreto felicitou os professores e alunos pelos “belos exemplares” realizados e que foram agraciados com prémios no valor de 1.100 euros.
 Escolas e JI receberam prémios de participação
Escolas e JI receberam prémios de participação
Ao concurso de Maquetas de Natal apresentaram-se 34 trabalhos, entre os quais 15 oriundos dos jardins de infância e 19 das EB1 do concelho. A iniciativa, que pretendeu despertar a criatividade dos alunos e professores para a construção da mais “bonita árvore de Natal”, teve como vencedores o Centro Escolar (CE) Padre Dr. Joaquim Santos e o Jardim de Infância de Leiradas. Os três primeiros classificados, nas categorias de Jardim de Infância e EB1, receberam, respetivamente, 60, 50 e 40 euros em material didático-pedagógico. Houve também prémios de participação para todos os concorrentes.
Assim, na categoria Jardim de Infância foram distinguidos o CE Padre Dr. Joaquim Santos 4º ano, salas 3 e 4 (1º prémio); o CE Padre Dr. Joaquim Santos salas 1 e 2 (2º prémio); e o Jardim de Infância de Leiradas (3º prémio). Na categoria EB1 foram classificados o CE Padre Dr. Joaquim Santos 4º ano sala 2 (1º prémio); o CE Padre Dr. Joaquim Santos 4º ano salas 1 e 3 (2º prémio); e o CE Padre Dr. Joaquim Santos 3º ano salas 9 e 16 (3º prémio).
As maquetas estarão em exposição até ao dia 31 de janeiro de 2013.
Destacando as mais-valias do “trabalho realizado em parceria”, o presidente da Câmara desejou Boas Festas a todos os Munícipes.
Maquetes em exposição até 31 de janeiro
Maquetes em exposição até 31 de janeiro





© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.