Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 24-12-2012

SECÇÃO: Informação

Natal nos Espaços de Convívio e Lazer de Cabeceiras de Basto

Refojos, Moimenta e Arco de Baúlhe foram alguns dos espaços de convívio que celebraram a quadra natalícia
Refojos, Moimenta e Arco de Baúlhe foram alguns dos espaços de convívio que celebraram a quadra natalícia
Dezenas de utentes dos Espaços de Convívio e Lazer (ECL’s) de Cabeceiras de Basto celebram, nesta altura do ano, a quadra natalícia um pouco por todo o concelho. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Régie Cooperativa Basto Vida, tem reunido não só os utentes, como os seus familiares, em momentos de grande amizade, partilha e solidariedade.
No dia 18 de dezembro, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, participaram na Ceia de Natal do ECL de Refojos, a convite da Junta de Freguesia de Refojos e da Associação Janelas Abertas.
foto
O convívio “entre amigos” ficou marcado pela boa disposição e pela grande animação entre todos os participantes.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, mostrou-se “muito orgulhoso e satisfeito” por verificar que nos ECL’s as pessoas são tratadas com “respeito e amizade”. E constatou: “aqui no ECL de Refojos vive-se de uma forma ativa e saudável”. Reconhe-cendo que “valeu a pena criar os ECL’s”, Joaquim Barreto garantiu aos utentes que “podem continuar a contar connosco”. O edil revelou, ainda, que em 2013 serão inaugurados mais dois espaços de convívio em Cucana (Refojos) e Arosa (Cavez) e, futuramente, noutras localidades do concelho.
Desejando Boas Festas a todos, o autarca apelou à população da ‘Idade Mais’ para “que saibam transformar as tristezas em alegrias”.
foto
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, felicitou a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia por terem colocado “o poder ao serviço das pessoas” de uma forma “humanista” e centrada, sobretudo, na população sénior, que vive muitas vezes em situação de isolamento e solidão. E comprovou: “nos ECL’s as pessoas sentem-se valorizadas e ativas”.
Deixando um “abraço sentido” aos presentes, China Pereira fez votos de “um ano novo com muita saúde para todos”.
Os presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia de Refojos, Francisco Alves e Stela Monteiro, assim como os representantes da Associação Janelas Abertas, aproveitaram a oportunidade para desejar, também, Boas Festas a todos os utentes e seus familiares, fazendo “votos para que 2013 seja melhor do que 2012”.
foto
À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal entregou uma prenda ao Espaço de Convívio e Lazer. Neste Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade, a escolha foi uma bicicleta estática para que os utentes se mantenham em boa forma física.
No dia 20 de dezembro, tiveram lugar as Festas de Natal nos ECL’s de Eiró (Riodouro), Vila Nune, Arco de Baúlhe, Alvite e Passos.
De salientar que nos Espaços de Convívio e Lazer as pessoas podem, numa relação mais humanizada, realizar atividades e ocupações que lhe permitam uma melhor qualidade de vida, fugindo do isolamento a que estão voltadas no dia a dia. Incentivar a participação e potenciar a inclusão social, fomentar as relações interpessoais e intergeracionais e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização são os principais objetivos dos Espaços de Convívio e Lazer criados para os maiores do concelho de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.