Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-12-2012

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Executivo cabeceirense reuniu

Sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto, reuniu no dia 22 de novembro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Dos assuntos tratados, destaque para a decisão do executivo em aceitar a doação ao Município Cabeceirense, feita pela empresa FERESP – Fundição de Ferro e Aço, Lda., de linhas e material circulante ferroviário em miniatura.
A Ferespe e a sua Administração entenderam ceder ao Município de Cabeceiras de Basto este equipamento para que a autarquia proceda à sua instalação junto à plataforma giratória da antiga estação do Arco de Baúlhe, contando para o efeito com a colaboração do Externato de S. Miguel de Refojos, através da conceção e construção de uma maqueta por parte dos alunos daquele estabelecimento de ensino, coordenados pelos seus professores, com vista à construção pelo Município de uma pista e instalação do material circulante.
Esta doação resulta da vontade dos administradores da Ferespe de colaborar, no âmbito da responsabilidade social da empresa, na formação de jovens através da instalação deste material ferroviário num equipamento público de relevante interesse cultural.
O executivo reunido, decidiu não só aceitar como agradecer o gesto desta empresa, cujo material contribuirá para criar novos focos de atração no Museu das Terras de Basto, mais precisamente no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, envolvendo também os jovens do Externato S. Miguel de Refojos.
Nesta reunião, o executivo decidiu ratificar a adjudicação da Empreitada de ‘Criação do Parque Urbano da Vila’. Uma obra orçada em 560.953,27 euros, cujos trabalhos iniciaram com a limpeza e desmatação das margens e área envolvente à ribeira de Penoutas, em pleno centro da vila Cabeceirense. Este projeto do Parque Urbano, que abrange cerca de 2 hectares de área, além da reabilitação das margens da ribeira de Penoutas, prevê a criação de espaços verdes, a construção de parque infantil, anfiteatro, pontes e percursos pedonais, bem como, a construção de passagem subterrânea na Av. Francisco Sá Carneiro. Este Parque Urbano integra igualmente a iluminaçãos dos espaços públicos doravante intervencionados.
O executivo decidiu também adjudicar a ‘elaboração do projeto para a rede de drenagem de esgotos na freguesia de Cavez, pelo valor global de 4.489,50 euros, assim como a ‘Aquisição SIG e WebSig Integradora de Gestão Municipal’, pelo valor global de 43.542,00 euros.
Na reunião, foi ainda adjudicada a prestação de serviços para a ‘Elaboração do Estudo do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade de Cabeceiras de Basto – edifícios municipais’, pelo valor 42.925,77 euros.
Foi ainda aberto o concurso público para a aquisição de serviço de fornecimento de energia elétrica para as instalações alimentadas por média e baixa tensão especial, assim como aprovada a modificação orçamental nº 4.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.