Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-12-2012

SECÇÃO: Informação

Sermão de Santo António aos Peixes dramatizado

Dezenas de jovens assistiram à encenação
Dezenas de jovens assistiram à encenação
Centenas de jovens do Externato de S. Miguel de Refojos deslocaram-se à Igreja do Mosteiro, em Cabeceiras de Basto, para assistir à dramatização do ‘Sermão de Santo António aos Peixes’ do Padre António Vieira, um texto que integra o programa curricular de Português do 11º ano.
Interpretado por dois alunos e pelo professor Pe. Jorge Agostinho, o Sermão proclamado no mosteiro beneditino resulta de uma parceria do grupo de Português com o grupo de Educação Moral e Religiosa.
A dramatização pretendeu motivar os alunos para a leitura e estudo do ‘Sermão de Santo António aos Peixes’ que, apesar de ser do século XVII, contém uma mensagem atual, aplicando-se a várias situações dos nossos dias, nomeadamente no que toca à censura aos vícios. De referir, também, que todo o sermão é uma alegoria porque os peixes são a personificação dos homens.
Sermão do Padre António Vieira foi promovido pelo Externato
Sermão do Padre António Vieira foi promovido pelo Externato
Para além de vários professores, a iniciativa contou com a presença do diretor do Externato, Monsenhor José Augusto Ribeiro.
No final, a técnica da Emunibasto, Joana Barbosa, deu uma breve explicação aos alunos acerca do mosteiro, da sua arquitetura e da sua história, completando assim a dramatização do ‘Sermão de Santo António aos Peixes’ do Padre António Vieira.
De salientar que a elucidação aos grupos de Português e Educação Moral e Religiosa se enquadra, também, no âmbito da iniciativa ‘Venha Conhecer o seu Concelho’, que pretende dar a conhecer aos visitantes o património edificado da vila de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.