Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-11-2012

SECÇÃO: Desporto

16 de novembro

foto
Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho celebra “O DIA DO DESASSOSSEGO”

A Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, assinala, na próxima sexta-feira, dia 16 de novembro, o nonagésimo aniversário do nascimento de José Saramago. Segundo informação divulgada, trata-se de uma iniciativa que tem como objetivos lembrar a importância do autor (Prémio Nobel da Literatura em 1996), promover o conhecimento e a leitura de grandes obras da literatura portuguesa, refletir sobre o papel da literatura como enunciação ética do mundo e da vida, bem como, dinamizar culturalmente a comunidade.
Ao assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, está a associar-se às comemorações nacionais do ‘Dia do Desassossego’, dia 16 de novembro, data de nascimento deste laureado escritor português, que se fosse vivo completaria 90 anos de idade. Este dia será, doravante e por iniciativa da Fundação José Saramago assinalado como o Dia do Desassossego, vindo de encontro à mensagem que deixou pela última vez na apresentação do seu romance ‘Caim’, onde disse “Escrevo para desassossegar os meus leitores”.
Para além de uma exposição com algumas das principais obras de José Saramago, a celebração contará ainda com  uma comunicação do professor Joaquim Jorge Carvalho sobre a vida e a obra do escritor. Esta comunicação, intitulada: “José Saramago - o conto e canto da ilha desconhecida”, terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, pelas 10h20m, destinando-se a alunos do nono ano da Escola Básica de Arco de Baúlhe. Durante cerca de uma hora, o professor recordará alguns dos aspetos fundamentais da narrativa saramaguiana, que frequentemente consubstancia esse poder mágico da metáfora como enunciação e revelação do mistério da humanidade.
Um pouco por todo o país e também a nível internacional, na restante Europa e Américas, serão levadas a cabo várias celebrações alusivas aos 90 anos de Saramago, nomeadamente em Nova Iorque, com a exibição do filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, assim como, proferidas conferências e projetados vídeos. A Casa dos Bicos em Lisboa será a sede destas comemorações na capital portuguesa, com a promoção de um conjunto de iniciativas muito diversificadas, que visam enaltecer a vida e obra deste distinto esctritor português.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.