Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-11-2012

SECÇÃO: Informação

17 de novembro
Rita Teixeira apresenta ‘Alzheimer e suas implicações’

A cabeceirense Rita Teixeira apresenta ao público, no próximo dia 17 de novembro, na Casa Municipal da Cultura, a obra ‘Alzheimer e suas implicações’.
Trata-se de uma iniciativa agendada para as 21h30m, na qual está confirmada a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, demais autarcas do município e da freguesia, familiares, amigos e população em geral.
A obra realizada em coautoria com Pedro Bessa, Pedro Areias Grilo, Sílvia Oliveira, Arthur Moreira da Silva Neto e Jader da Silva Alves, aborda a Doença de Alzheimer, que afeta milhares de portugueses. Sendo o ser humano multifacetado e esta doença multifatorial, as terapêuticas mais adequadas deverão ser aquelas que melhor responderem à diversidade de situações, necessidades e sintomas existentes. A terapêutica medicamentosa não opera milagres como nenhuma outra. Na realidade, há uma complementariedade entre as diferentes abordagens terapêuticas que devem ser utilizadas em prol da melhoria da qualidade de vida dos sujeitos acometidos pela Doença, assim como os seus familiares e/ou cuidadores. “Há inúmeras maneiras e meios de contribuirmos para o bem-estar dos doentes de Alzheimer, desde que haja interesse, conhecimento, sensibilidade e habilidade na escolha das abordagens terapêuticas mais adequadas para cada sujeito e caso”, refere no livro a autora cabeceirense licenciada em Ciência do Desporto pela FADE-UP.
De referir que Rita Teixeira é Mestre em Atividades Físicas para a Terceira Idade e doutoranda do Programa Doutoral em Ciências do Desporto na UTAD, com o Projeto “O Impacto de um progama de exercício físico em idosos com Alzheimer numa fase leve e moderada”. É monitora de diferentes Grupos de Exercício na Terceira Idade nos Municípios do Porto e Cabeceiras de Basto. É formadora creditada na área da Gerontologia e Envelhecimento e docente no Instituto de Estudos Superiores de Fafe. É ainda autora de um capítulo sobre «Estimular a decisão do idoso para a prática regular de atividade física», que integra o livro «Decisão – Percursos e Contextos» (2012), coordenado por Jader da Siva Alves e Arthur Moreira da Silva Neto.
O percurso profissional que esta cabeceirense vem trilhando é revelador do seu interesse pela terceira idade e pela dinamização de programas conducentes ao bem estar e melhoria da qualidade de vida, sobretudo de pessoas portadoras de doenças degenerativas como o Alzheimer. A publicação desta obra permite assim, a partiha de conhecimentos sobre uma temática que afeta muitos cidadãos e tem consequências diretas nos familiares seus cuidadores.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.