Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-11-2012

SECÇÃO: Educação

Ação de sensibilização em torno do tema da família

O Presidente da CPCJ, Francisco Alves, presidiu à sessão
O Presidente da CPCJ, Francisco Alves, presidiu à sessão
‘Os direitos e os deveres da família no contexto da educação formal’ foi o tema que esteve, no passado dia 25 de outubro, em debate no âmbito do programa da Semana da Educação. Organizada pela Modalidade Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, a iniciativa contou com as intervenções da psicóloga Ana Luísa Martins do Centro Social e Paroquial de Abadim e do chefe do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR, Cabo Alberto Mendes. As boas-vindas foram apresentadas ao público pelo presidente da CPCJ, Francisco Alves. A sessão, que decorreu no auditório Municipal Ilídio dos Santos, teve lotação esgotada.
Auditório Municipal encheu
Auditório Municipal encheu
Na sua intervenção, a psicóloga Ana Luísa Martins falou dos casos concretos com que se tem deparado o Serviço de Acompanhamento e Apoio Social (SAAS) do Centro Social e Paroquial de Abadim, elucidando a plateia sobre a noção das famílias, a sua estrutura, funções e papéis.
Pessoas de várias gerações assistiram à iniciativa
Pessoas de várias gerações assistiram à iniciativa
Coube ao chefe do NIAVE abordar o tema dos conflitos familiares, onde esteve em destaque a violência doméstica. A este propósito, o Cabo Mendes fez o enquadramento penal, enumerando os procedimentos da GNR perante um crime desta natureza.
A sessão foi muito participada pela plateia, que aproveitou a oportunidade para esclarecer as mais diversas dúvidas em torno do tema da família.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.