Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-11-2012

SECÇÃO: Informação

Presidentes da Câmara, da Assembleia Municipal e da Junta inauguraram a nova estrada

Autarcas inauguraram nova estrada
Autarcas inauguraram nova estrada
Rua Nova da Cachada abriu ao trânsito

Foi inaugurada no passado dia 31 de outubro a Rua Nova da Cachada, uma nova via de acesso a Vinha de Mouros, onde estão implementados diversos equipamentos municipais de carácter lúdico, recreativo e desportivo e onde está também edificado o Cemitério Municipal de Refojos.
Na cerimónia de inauguração, que decorreu junto à nova rotunda na EN 205, marcaram presença os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, os vereadores Dr. Domingos Machado, Francisco Pereira e Margarida Coutinho, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira, assim como membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados e público em geral.
Comitiva percorreu a nova via
Comitiva percorreu a nova via
Trata-se de uma obra de grande importância para a sede do concelho, dado que vem permitir um novo e bom acesso aos equipamentos: Cemitério Municipal, Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, Centro Hípico, Circuito de Manutenção, Piscina Descoberta de Refojos e Polidesportivo, permitindo também a ligação mais rápida para as freguesias de Outeiro e Painzela e ao lugar da Raposeira, em Refojos.
Com a criação da rotunda na EN 205, na Cachada, faz-se a demarcação da entrada na zona mais urbana da vila, sede do concelho, regulando simultaneamente o trânsito na estrada nacional dentro de Cabeceiras de Basto.
O rompimento, construção e beneficiação de vias que a Câmara Municipal tem levado a cabo ao longo dos anos, não só nos principais aglomerados populacionais, mas também por todo o concelho, tem vindo a melhorar as condições de mobilidade, aproximando as pessoas entre lugares e freguesias, mas também a contribuir para uma maior segurança rodoviária.
Com a construção de novos acessos, fomenta-se a criação de novas bolsas de desenvolvimento, viabilizando a dinamização de projetos socioeconómicos e simultaneamente fomenta-se o turismo.
“A Rua Nova da Cachada é apenas uma parte do significativo investimento que temos vindo a fazer em toda esta área de Vinha de Mouros, outrora desaproveitada e por vezes mal frequentada e que agora se apresenta como um espaço de fruição e lazer não só para os cabeceirenses, mas para os milhares de pessoas que anualmente nos procuram, resultante da intervenção municipal e da requalificação ambiental levada a cabo”, disse na sua intervenção o presidente da Câmara Municipal.
De olhos postos no futuro, nomeadamente no que toca à expansão urbanística, Joaquim Barreto, salientou a importância da construção de um Parque de Campismo, cujas obras “deverão arrancar ainda este ano”, estando também a desenvolver-se estudos para a construção de um hotel “que aqui poderá ser construído”, avançou o autarca. E rematou: “é uma aposta que queremos fazer a partir daquilo que é a nossa riqueza, a nossa identidade e a nossa diversidade ao nível da nossa paisagem”, potenciando, valorizando e promovendo os recursos naturais.
No final, a comitiva percorreu a nova estrada e visitou as obras de beneficiação da Rua de Vinha de Mouros, que incluíram o alargamento e pavimentação da estrada, assim como a construção de passeios e parque de estacionamento com 30 lugares para viaturas ligeiras e dois lugares para pesados de passageiros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.