Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2012

SECÇÃO: Última Página

XII Encontro / I Concurso de Quadras de S. Martinho 11 de novembro no Pavilhão Desportivo do Arco de Baúlhe

Com o intuito de promover o convívio entre os municípes, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a empresa Emunibasto, E.E.M. com o apoio da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e em colaboração com as associações, coletividades e instituições do concelho, vão promover no próximo dia 11 de novembro, mais uma edição do Encontro de Quadras de S. Martinho, que este ano assume também a vertente de concurso.
Trata-se de uma iniciativa que visa assinalar de forma festiva uma tradição há muito arreigada nesta região - o S. Martinho - e com ele a realização de magustos populares um pouco por todo o concelho.
Por outro lado, ao promover este Encontro de Quadras de S. Martinho, a organização está, como habitualmente, a contribuir para preservar o nosso património cultural, proporcionando uma tarde de animação musical, durante a qual mais de um vintena de grupos, em representação de outras tantas coletividades vão subir ao palco para interpretar músicas e letras, originais ou adaptadas, alusivas à efeméride e desta forma recriar costumes e valores do património coletivo e imaterial.
Ao que apuramos, durante este evento que decorrerá ao longo da tarde, serão divulgados os vencedores do I Concurso de Quadras de S. Martinho. Um concurso direcionado para as crianças do 1º e 2º ciclos do concelho.
Uma vez apresentado o rol das cantigas pelos diferentes grupos culturais e recreativos provenientes de todo o concelho, terá lugar o já tradicional magusto para todos os presentes, entre os quais os grupos participantes, autarcas e demais populares que se desloquem ao Pavilhão Desportivo do Arco de Baúlhe, para assistir e participar nesta iniciativa municipal concelhia, bem do agrado da população.
Recuperar e dinamizar as tradições mais antigas, preservando o património cultural imaterial, bem como proporcionar às pessoas de todas as idades, momentos de lazer e de convívio, são os principais objectivos de mais esta iniciativa que integra o calendário das atividades sócio - culturais do Município de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.