Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2012

SECÇÃO: Informação

Basto Vida promove rastreios de audiologia

Rastreios de audiologia são efetuados no Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão
Rastreios de audiologia são efetuados no Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão
A Cooperativa Basto Vida encontra-se a promover rastreios de audiologia em vários pontos da Feira Semanal, no Campo do Seco e no recinto do Mercado Municipal, tendo como destinatários a população em geral.
O rastreio é simples e tem como principal objetivo identificar possíveis situações de hipoacusia e, nesse caso, aconselhar a ida à consulta de otorrinoloaringologia.
O rastreio baseia-se num conjunto de exames indolores, inofensivos, fáceis e rápidos que fornecem importantes informações acerca da audição da pessoa a que a ele se submete. O que se pretende é identificar precocemente casos patológicos, de forma a minimizar as consequências do handicap, permitindo a integração social adequada e o encaminhamento para a reabilitação auditiva. O rastreio procura, por isso, detetar eficazmente o problema.
De salientar que as atividades preventivas são das tarefas que melhor caracterizam a intervenção dos cuidados de saúde primários ao nível das comunidades em que se inserem e uma das que maior importância tem na assistência às pessoas idosas.
Os exames realizados neste rastreio são a otoscopia, timpanograma e audiograma. Inicialmente é preenchido um questionário por parte do participante, sendo posteriormente realizada a otoscopia e audiograma tonal via aérea.
Futuramente, a Basto Vida pretende desenvolver este tipo de iniciativa nas escolas, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.