Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2012

SECÇÃO: Informação

Joaquim Barreto no Seminário Nacional ''Portugal Participa - Depende de Nós''

Em representação da ANMP, o autarca participou na mesa redonda subjugada ao tema 'Políticas de Juventude - o que Portugal tem para oferecer aos jovens?
Em representação da ANMP, o autarca participou na mesa redonda subjugada ao tema 'Políticas de Juventude - o que Portugal tem para oferecer aos jovens?
Em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, participou no passado domingo, dia 21 de outubro, no Seminário Nacional ‘Portugal Participa – Depende de Nós’, que decorreu no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga.
O autarca cabeceirense participou na mesa redonda subjugada à temática ´Políticas de Juventude – o que Portugal tem para oferecer aos jovens?’ que envolveu diversos atores como os municípios, associações/federações juvenis nacionais e europeias, o Instituto Português de Desporto e Juventude, entre outras entidades.
A iniciativa foi organizada pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em coordenação com o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ) e com o apoio do Programa Juventude em Ação e de Braga 2012 - Capital Europeia da Juventude.
Interpelado pela plateia, Joaquim Barreto respondeu a várias questões relacionadas com os Conselhos Municipais de Juventude - estruturas formais e de trabalho que pretendem fomentar a participação dos jovens na sociedade, envolvendo-os na definição e execução das políticas municipais da juventude.
foto
O autarca de Cabeceiras de Basto realçou, ainda, a importância dos Conselhos Municipais de Juventude no incentivo e apoio à atividade associativa juvenil, contribuindo essas estruturas para a discussão das matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem, para a promoção de iniciativas sobre a juventude a nível local e para o estreitar da colaboração com os órgãos do município no exercício das competências em matéria de juventude.
Joaquim Barreto deu como bons exemplos, a nível local, a criação do Basto Investe, que tem fomentado o empreendedorismo jovem, assim como a criação da Rede Intermunicipal da Juventude.
Em debate estiveram, ainda, as diversas políticas de juventude e a sua articulação entre os níveis local, nacional e europeu.

A sessão juntou
120 jovens do território nacional e ilhas

A sessão juntou 120 jovens do território nacional e ilhas e contou com a presença do diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Dr. Manuel Barros.
foto
De referir que o seminário nacional, que se desdobrou em três dias (19, 20 e 21 de outubro), surge na sequência dos cinco seminários regionais que se realizaram nos Açores, Madeira, Coimbra, Valongo e Évora com o intuito de promover a cidadania e a participação ativa dos jovens.
De acordo com Carlos Santos, coordenador Programa Educativo de Braga 2012 - Capital Europeia da Juventude, é no âmbito do segundo ciclo do Diálogo Estruturado do quadro de cooperação europeia em matéria de juventude, dedicado ao tema da Participação Juvenil, que o Conselho Nacional de Juventude tem estado a promover o projeto ‘Portugal Participa – Depende de Nós’, com o apoio do Programa Juventude em Ação.

Seminário promoveu
a partilha de informação e a troca de experiências

Centrado nas políticas de juventude, nas áreas da participação e inclusão social, o seminário teve como principais objetivos promover a partilha de informação e troca de experiências sobre programas existentes para o fomento da participação, aprofundando-se o diálogo e parceria entre os vários atores envolvidos, cabendo aos jovens um papel principal.
Para o Conselho Nacional de Juventude, “estes momentos assumem grande relevância, pois possibilitam a consulta/auscultação, partilha, criação de redes, integrando os resultados no seu trabalho de advocacy em prol de mais e melhores políticas dirigidas aos jovens”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.