Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2012

SECÇÃO: Informação

Executivo Cabeceirense reuniu

Ainda na sequência das principais deliberações tomadas, o executivo municipal decidiu prosseguir com o apoio a coletividades locais tendo em vista a realização de iniciativas diversas e/ou a beneficiação dos espaços onde se encontram sediados, melhorando assim, as condições para o desenvolvimento de ações que envolvam a comunidade e contribuam para o bem estar dos seus associados. Neste âmbito, a Câmara Municipal decidiu apoiar a Associação do Grupo Folclórico de S. Nicolau atribuindo-lhe apoio logístico para a criação de um espaço para arrumação das roupas e trajes dos seus dançarinos. Também ao Conselho Económico da Igreja de S. Sebastião de Passos, o executivo decidiu atribuir apoio logístico destinado à beneficiação do espaço onde semanalmente se reune o Grupo de Catequese de Passos. Os dois apoios logísticos concedidos representam um montante superior a 1200 euros.

I Concurso de Quadras
de S. Martinho

Segundo informação divulgada, o executivo municipal decidiu aprovar também, o regulamento referente ao I Concurso Quadras de S. Martinho. Trata-se de uma ação constante no programa de atividades da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho que se destina a estimular a criatividade e o imaginário infantis, incentivar o desenvolvimento de competências relacionadas com a escrita, nomeadamente de poesia e preservar as tradições populares. Este é por isso, um concurso dirigido às crianças do 1º e 2º ciclos, que podem concorrer com três a quatro quadras originais e inéditas a entregar até ao dia 2 de novembro. Subordinado ao tema S. Martinho, os participantes devem apresentar individualmente os seus trabalhos que serão avaliados por um júri, tendo em conta a organização, coerência e coesão das quadras, criatividade e originalidade das mesmas e classificados de acordo com os ciclos de ensino que representam. Aos três primeiros classificados serão entregues prémios em material pedagógico-didático e os vencedores serão enunciados durante a iniciativa ‘Encontro de Quadras de S. Martinho’ que terá lugar no próximo dia 11 de novembro de 2012, no pavilhão gimnodesportivo do Arco de Baúlhe.
A Câmara aprovou ainda, a ‘Elaboração do projeto de execução de remodelação dos Claustros’ do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, bem como, o ‘Fornecimento de Serviço de Análises de Água para o ano 2012’. Mais aprovou, a prestação do ‘Serviço de Telecomunicações Móveis’ e a ‘Prestação de Serviço na Área de Controle de Qualidade de Águas dos Sistemas Públicos Municipais de Abastecimento de Água da DASO – NIEPG e dos Resíduos Sólidos’.
Na reunião, o executivo municipal tomou conhecimento da indicação do Presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, para o Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE. Tomou igualmente conhecimento de comunicação endereçada pela GNR – Comando Territorial de Braga à Polícia Municipal de Cabeceiras de Basto pela prestimosa colaboração aquando da visita de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva, ao concelho em setembro último. Registou de igual forma, as comunicações enviadas pelos Municípios franceses de Rives e de Neuville-Sur-Saône, pela forma acolhedora como foram recebidos nesta terra de Basto aquando da deslocação das suas delegações a Cabeceiras para participar quer no Encontro de Comunidades, quer na Feira/Festa de S. Miguel de Refojos, levadas a efeito, em agosto e setembro, respetivamente. Estas iniciativas, que fomentam o intercâmbio sócio-cultural e económico entre as terras, em muito têm contribuido para estreitar laços de amizade entre estes povos.
Por fim, o executivo tomou conhecimento de uma comunicação da Direção – Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a agradecer a hospitalidade aquando da passagem do seu diretor por este concelho para presidir à inauguração da Agro-Basto 2012.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.