Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 01-10-2012

SECÇÃO: Informação

Executivo Cabeceirense apoia coletividades

Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 27 de setembro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Dos assuntos tratados destaque para a decisão do executivo municipal em prosseguir com o apoio às coletividades tendo em vista a concretização de iniciativas de natureza diversa, seja social, cultural, desportiva, recreativa, educativa, entre outras, cuja realização envolvem a população, viabilizam a prestação de serviços e proporcionam a salutar ocupação dos tempos livres de diferentes faixa etárias.
Neste âmbito, o executivo municipal autorizou a atribuição de apoio logístico ao Atlético Cabeceirense e à Contacto Futsal Clube, tendo em vista a realização de duas iniciativas integradas no âmbito da Feira e Festas de S. Miguel de Refojos, mais precisamente o tradicional Baile de Outono e a Noite de Estrelas. Dois eventos que têm como cenário os Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos e que anualmente atraiem numeroso público, na sua maioria juventude.
Segundo informação divulgada, na reunião, o executivo municipal decidiu igualmente atribuir um apoio financeiro à Arco Rotações, destinado a ajudar a custear as despesas tidas com a realização do XII Passeio de Motos TT, que teve lugar no dia 21 de setembro e no qual participam dezenas de adeptos desta modalidade. Também a Associação Guias de Portugal – 1ª Companhia de Cabeceiras de Basto, recebeu um apoio financeiro com a finalidade de atenuar os encargos tidos com a participação das jovens deste concelho no VIII Acampamento Nacional que decorreu de 28 de julho a 4 de agosto em Braga. A Associação de Cavaquinhos da Raposeira, recebeu igualmente um apoio da Autarquia Cabeceirense que se destina a apoiar a realização de diversas atividades que esta coletividade se propõe realizar ao longo do ano em curso, tais como ‘a matança do porco’, o passeio convívio e provas de BTT, entre outras.
À Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, que integra vários associados cabeceirenses, foi atribuido também um apoio financeiro tendo em vista continuar a dinamizar diversas atividades de solidariedade social que desenvolve e presta aos deficientes visuais do distrito. Nesta reunião, a Associação ArcoBike, agradeceu a colaboração prestada pela Câmara Municipal na organização do 1º Passeio BTT ArcoBike.
Além dos apoios atribuidos cujo total está avaliado em 1.916,81 Euros, destacou-se ainda nesta reunião, a decidão do executivo municipal em autorizar a abertura do procedimento por concurso público para a empreitada de ‘Criação do Parque Urbano da Vila’, uma importante intervenção a efetuar entre o Parque do Mosteiro e o Mercado Municipal, nomeadamente, ao longo das margens da ribeira de Penoutas.
O executivo autorizou também, a abertura de procedimento por ajuste direto para a prestação de serviços para a elaboração do projeto de execução de remodelação dos Claustros. Trata-se de uma intervenção que visa requalificar o claustro do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, seja intervindo ao nível das árvores ali existentes, seja ao nível das águas pluviais, entre outros, que permitam valorizar este importante e histórico espaço.
O executivo decidiu ainda autorizar o ajuste direto para fornecimento de serviço de análise de água para o ano 2012.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.