Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 01-10-2012

SECÇÃO: Informação

O Minho nos Jardins de Belém em Lisboa

foto
O Jardim Vasco da Gama em Belém mais uma vez, numa bela tarde de sol, recebeu a tradicional Romaria Minhota em honra de Santiago e N. Sra do Minho.
Organizada pela Casa do Minho em parceria com a Junta da Freguesia de Santa Maria de Belém, como vai sendo habitual e com a colaboração da C.M.Lisboa, P.S.P de Belém, Bombeiros de Campo de Ourique, bem como os elementos do Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa e amigos desta casa.
Esta Romaria Minhota começou com a tradicional missa campal presidida pelo padre Hermínio Araújo como já vem sendo usual, seguido da Solene Procissão pelas ruas de Belém. 
O rancho da casa abriu a tarde folclórica com um bonito quadro etnográfico de ida a romaria e os tradicionais vendedores e vendedoras, bem como o leilão para angariar dinheiro para doar aos santos, seguindo-se dos malhões, viras, canas verdes, chulas, percorrendo um pouco a província minhota aquela que representa desde sua fundação em 1943. 
Das terras de Coura convidamos o Rancho Folclórico Camponês de Bico que muito bem representou o folclore courense. 
Por último a escola de concertinas do professor Filipe Oliveira um jovem já com um curriculum  a ter em conta e também o respeito que este professor tem por este instrumento que no Minho é muito apreciado.
Uma tarde a caminhar para já noite com muita assistência e folia como já vem sendo hábito nas festas da Casa do Minho. 
Nas nossas tendas podemos contar com as concertinas do Filipe Grachineiro e Carlos Pedrosa em exposição e para venda, os tradicionais bolos regionais (Roscas e Papudos), Bordados Tradicionais, assim como os tradicionais rojões, fêveras e o vinho verde. 
Desde já agradecemos a todas as autoridades presentes, Junta Freguesia de Sta Mª de Belém na pessoa do Sr. Presidente que esteve sempre presente e colaborante, P.S.P de Belém que nos acompanhou durante a Procissão assim como com a sua presença de forma a manter a ordem, Bombeiros com uma ambulância de prevenção, obrigado a todos pela vossa colaboração.
A nível de som, Luís Carlos Unissom, a todos quantos nos ajudaram para que este evento tivesse mais uma vez o êxito que vem sendo hábito.
foto
Contamos com a V. preciosa colaboração já em Junho no primeiro fim-de-semana, aquando da nossa próxima festa novamente nos Jardins de Belém, Festival de Folclore do Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa.
Até lá o Nosso muito obrigado e despedimo-nos de todos vós com o lema da nossa Casa
Saudações Minhotas “Pelo Minho e Pelos Minhotos”

Paulo Duque
Director do Rancho Folc. Casa do Minho em Lisboa
Vice-Presidente da Casa do Minho

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.