Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-09-2012

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Executivo Cabeceirense aprova Votos de Pesar

Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião de Câmara, realizada em 17 de agosto, o executivo municipal decidiu aprovar dois votos de pesar pelo falecimento de Joaquim Barroso Martins Pacheco e José António Teixeira Mendes.
Trata-se de dois cidadãos cabeceirenses cujo desaparecimento entristeceu não só familiares e amigos, colegas do Município e dirigentes, mas também a comunidade local.

Prof. Joaquim Barroso Martins Pacheco

O cidadão cabeceirense, Prof. Joaquim Barroso Martins Pacheco, faleceu no passado dia 12 de agosto. Nascido a 26 de abril de 1933, na freguesia de Abadim, deste concelho, foi vereador da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, de 12 de Janeiro de 1977 até 6 de Outubro de 1978, cargo que exerceu com seriedade, diálogo, entrega e grande sentido cívico e democrático que muito contribuiu para afirmar e aprofundar os princípios e os valores da democracia e da liberdade no período pós-25 de abril.
Licenciado em Belas Artes - Escultura, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, enveredou pelo ensino, tendo sido professor no Externato S. Miguel de Refojos e Diretor da Escola Industrial e Comercial de Chaves. Lecionou ainda, em Guimarães e em Braga, nomeadamente, no Seminário Conciliar e na Escola Secundária Carlos Amarante, chegando a exercer, nesta última, funções diretivas.
O seu bom exemplo enquanto professor e dirigente ficou registado nos estabelecimentos de ensino que integrou. Era um homem bom e humilde. Homem de caráter, princípios e valores, com elevada formação académica, intelectual e profissional.
Nas funções que exerceu, Joaquim Barroso Martins Pacheco, fê-lo sempre com muita dedicação, empenho, zelo e competência, tendo granjeado a estima, o apreço e a admiração de todas as pessoas que com ele partilharam e colaboraram.
O seu desaparecimento representou uma triste perda não só para a família e para os amigos, mas também para o concelho de Cabeceiras de Basto, e principalmente para a comunidade da freguesia de Abadim, terra que o viu nascer, que o estimava e com a qual manteve sempre uma relação de grande afeto e de muita proximidade.

José António Teixeira Mendes (Paulo)

O executivo aprovou igualmente, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento, no passado dia 11 de agosto, do cidadão Cabeceirense José António Teixeira Mendes. Conhecido e carinhosamente tratado pelos seus amigos e por todos os que o conheceram por “Paulo”, nasceu em 5 de março de 1966, na freguesia de Refojos de Basto, deste Município de Cabeceiras de Basto.
Era funcionário da Câmara Municipal desde 11 de março de 1987. Foi cantoneiro das vias municipais, lubrificador, assistente operacional e tratador de animais no Centro de Educação Ambiental e, nos últimos anos, após a inauguração do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, em Agosto de 2006, desempenhou as funções de tratador de cavalos e zelador daquele equipamento municipal até à altura em que a doença o impediu de continuar a desenvolver a sua atividade profissional.
José António Teixeira Mendes, era um homem simples e humilde, que cumpriu as suas funções profissionais, enquanto trabalhador desta Câmara Municipal, com dedicação, zelo e empenho, mostrando uma enorme disponibilidade, muito para além do que qualquer horário de trabalho impunha, sempre que os seus responsáveis hierárquicos lhe solicitavam qualquer tarefa, mas, também, por sua própria iniciativa, no âmbito das funções que lhe estavam atribuidas, designadamente enquanto tratador da fauna do Centro de Educação Ambiental ou dos cavalos do Centro Hípico, quando a sua presença se revelava necessária para o acompanhamento e tratamento dos animais.
José António Teixeira Mendes, teve também uma participação ativa na sociedade civil, enquanto associado, colaborador e dirigente do Atlético Cabeceirense.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.