Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-09-2012

SECÇÃO: Informação

Ultraleves aterram em Cabeceiras de Basto

Ultraleves despertam curiosidade na população
Ultraleves despertam curiosidade na população
A Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto, acolheu no dia 9 de setembro, mais um Encontro de Ultraleves.
Trata-se de uma iniciativa que como habitualmente foi organizada pela Câmara Municipal e pela empresa Emunibasto, com o apoio do Aeroclube do Norte, sedeado na Póvoa de Varzim.
A receber os pilotos estiveram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, bem como o vereador da cultura, Dr. Domingos Machado e a administradora da Emunibasto, Drª Fátima Oliveira.
De referir que apesar das condições climatéricas serem desfavoráveis, esta iniciativa atraiu numeroso público ao aerodromo de Cabeceiras de Basto localizado na Serra da Cabreira, onde foi possível ver de perto as avionetas, bem como observar os movimentos de aterragem e de descolagem dos pequenos aviões que aqui se deslocaram.
Segundo informação divulgada, “pelas opiniões recolhidas, tanto dos pilotos como do público presente, confirmou-se que este encontro de ultraleves foi do gosto de todos dadas as boas condições da pista e as magníficas paisagens que a envolvem”.
A Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Batso, foi licenciada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil no dia 15 de Junho de 2008, encontrando-se desde então em funcionamento. As boas condições de que dispõe para a aviação civil e a sua localização pode constituir-se numa infra-estrutura importante para o desenvolvimento do turismo, podendo ainda ser usada pela proteção civil, nomeadamente no combate aos fogos florestais dada a sua centralidade e proximidade da floresta das serras da Cabreira, Gerês, Alvão, Marão e Barroso e das bacias de água das barragens do Ermal, Rio Caldo, Venda Nova e Pisões.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.