Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-08-2012

SECÇÃO: Última Página

Festa venera S. Bartolomeu em Cavez



A freguesia de Cavez venera uma vez mais o S. Bartolomeu da ponte. Uma romaria antiga, de grande importância não só para as gentes da freguesia com da região e que chegou a ser referida nos escritos de Camilo Castelo Branco.
Todos os anos, de 23 para 24, as portas da capelinha situada junto ao Tâmega, abrem-se para receber os milhares de romeiros que ali se deslocam para levar com o santo da cabeça e para beber a água sulforosa que brota de nascente localizada na margem do rio.
Como hábito, durante estes dias é promovido um programa cultural, recreativo e religioso, dirigido às diferentes faixas etárias da população e que alia diversão e devoção.
O programa proprimente dito começou no dia 18 de agosto, altura em que teve lugar a 23ª edição do Festival Folclórico e 1ª internacional de Basto, tendo como cenário o Largo do Souto, no centro da freguesia.
No dia 19 de agosto, o Cavez Clube de Caça e Pesca organizou o 5º Concurso/Convívio de Pesca Desportiva na Pista Internacional localizada nas margens do Tâmega.
Mas os dias grandes estão agendados para 23 e 24 de agosto. Às 8h00m da manhã do dia 23, toca a música para animar o recinto. Segue-se a partir das 18h00m, as provas de atletismo em 5000m (maiores de 14 anos) e em 1000 m (até aos 14 anos), que culmina com a a entrega dos prémios às 19h00m.
O arraial inicia-se pelas 22h00m, com a atuação da «Banda Oriente» de Sta Maria da Feira e segue com uma sessão de fogo de artíficio aquático.
No dia 24 de agosto, dia do santo, pelas 8h00m da manhã entra o Grupo de Zés Pereiras, seguindo-se a eucaristia pela 11h00m, a celebrar na capelinha de S. Bartolomeu. À tarde, a animaçã prossegue com a atuação, pelas 16h00m, do Rancho S. João Baptista de Cavez, secundada, pelo Grupo de Concertinas de Calvos, Vieira do Minho, pelas 17h00m e termina com cantares aos desafio com os cantadores Borguinha de Braga e Sara Cristina de Gaia.
O programa festivo encerram com fogo de artifício.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.