Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-08-2012

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Câmara apoia coletividades

Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 17 de agosto, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados destaque para a decisão do executivo em prosseguir com o apoio às coletividades locais, consideradas parceiras privilegiadas no desenvolvimento ativo do concelho. Apoio este, que representa um valor global de 7.766,91€ a distribuir por várias associações de natureza diversa, seja cultural, desportiva, recreativa ou social.
Ao apoiar as coletividades locais, o executivo municipal está a contribuir para a promoção de várias iniciativas em diferentes espaços do território, cuja realização em muito contribui para a ocupação salutar dos tempos livres e bem estar de diferentes faixas etárias da população.
A verba destina-se assim, a impulsionar a concretização de algumas ações previstas nos respetivos planos de atividades das associações numa perspectiva de cooperação e parceria com o movimento associativo, que ajudam a desenvolver e a promover Cabeceiras de Basto.
Neste âmbito, destaca-se o apoio logístico e financeiro prestado à ARDCA – Associação Recreativa, Desportiva e Cutural de Abadim, destinado à realização do Oural Summer Party 2012. Uma iniciativa direccionada sobretudo ao público juvenil realizada no início de agosto em plena serra da Cabreira.
A Associação Desportiva Roladores de Basto recebeu igualmente o apoio logístico e financeiro para a promoção do VII Passeio de Cicloturismo de Cabeceiras de Basto realizado no final de Julho que integrou a participação de dezenas de ciclistas não só do concelho como de outros locais do norte de Portugal.
A Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã, foi igualmente contemplada com um apoio financeiro que se destina a ajudar a custear as despesas inerentes à realização do XXIV Concurso Pecuário de Raça Barrosã. Um certame anual realizado no dia 18 de agosto, no qual participaram vários criadores de gado do concelho de Cabeceiras de Basto, cujos exemplares apresentados foram premiados.
Também o Desportivo do Arco de Baúlhe, recebeu uma verba para apoiar nas despesas com a realização do Torneio de Futsal de 5 que decorreu entre os dias 30 de julho e 17 de agosto no Polidesportivo da Casa do Povo do Arco de Baúlhe.
Na reunião, o executivo decidiu igualmente apoiar financeira e logisticamente a Igreja Paroquial de S. Martinho do Arco de Baúlhe, tendo em vista a realização das Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios a ter lugar nos dias 24 e 31 de agosto e 1 e 2 de setembro. Trata-se de uma importante romaria que atrai à vila arcoense milhares de visitantes e romeiros para participar e assistir aos diferentes atos constantes no programa.
Ao CEDRHUS – Centro de Desenvolvimento Hermígio Romarigues foi também atribuido apoio logístico para a realização da 1ª edição da LDA, Feira de Lazer, Desporto e Aventura, agendada para os dias 8 e 9 setembro e para a realização da 3ª edição da BastoNoivos a realizar nos dias 13 e 14 de outubro. Os certames decorrem em Cabeceiras de Basto.
À Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) foi atribuido apoio logístico para a realização da exposição «Vida Associativa» realizada no âmbito da Festa das Coletividades/Feira dos Saberes e dos Afetos naquela freguesia.
Por fim, o executivo registou os agradecimentos enviados pela ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Deficiência Intelectual, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e da Fundação A J Gomes da Cunha, por todo o apoio prestado às rferidas agremiações.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.