Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-08-2012

SECÇÃO: Informação

Monte da Sra. da Orada recebeu centenas de romeiros

A convite da Comissão de Festas, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, participou no dia 5 de agosto na procissão em honra da Sra. da Orada, no alto do monte com o mesmo nome, na freguesia de Refojos. Estiveram também presentes neste ato religioso o presidente da Junta de Freguesia de Passos, um representante da Junta de Freguesia de Passos e o vereador das Freguesias, Francisco Pereira.
Centenas de devotos romeiros associaram-se à iniciativa religiosa, uma festa com grande significado não só para as gentes de Passos como da Cucana, na freguesia de Refojos.
Muitas crianças, jovens e adultos do concelho, principalmente de Passos e Cucana, associaram-se a esta celebração no alto da serra sobranceira às freguesias de Refojos, Alvite, Passos e Outeiro, dando corpo aos quadros litúrgicos e carregando os belos andores enfeitados com flores naturais. Segundo reza a história, era naquele local, embrenhado na montanha, que D. Nuno Álvares Pereira prestava o seu culto à Senhora da Orada.
As festas em honra da Sra. da Orada ficaram, ainda, marcadas pela realização de um sorteio, onde não faltaram os animais sorteados, com o intuito de ajudar a custear as festividades.
Refira-se que há uns anos atrás a Câmara Municipal beneficiou os acessos à Capela da Sra. da Orada, com piso em alcatrão. Também o arranjo do largo envolvente à referida capela foi conseguido, nos últimos anos, graças à boa colaboração das Comissões de Festas com a Câmara Municipal e com as Juntas de Freguesia de Refojos e Passos.
Se antes os romeiros e visitantes tinham que trilhar um caminho em terra batida, com muito pó, hoje as condições de acesso e de permanência no alto do monte da Sra. da Orada são incomparavelmente melhores.
A tradição, o bom cartaz das festas e as boas acessibilidades funcionaram como um chamariz que levou ao Monte da Sra. da Orada milhares de romeiros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.