Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-08-2012

SECÇÃO: Informação

Câmara de Montalegre comemora 150 anos do nascimento do Padre Domingos Pereira lançando livro

foto
Comemorou-se no dia nove do corrente, em Montalegre, na Câmara Municipal, os cento e cinquenta anos do nascimento do Padre Domingos Pereira. Certamente, estareis lembrados que, escrevi diversas crónicas sobre este Padre monárquico que, tinha nascido em Vilarinho de Negrões, concelho de Montalegre.
Quatro escritores de renome, Doutor Bento da Cruz, Doutor Barroso da Fonte, Doutor António Chaves e Doutor José Batista, resolveram comemorar esta efeméride, em colaboração com a Câmara Municipal de Montalegre, lançando um livro em comum "República e Incursões Monárquicas - Um Padre Guerrilheiro de Barroso", em que cada um deles retrata a sua visão sobre os acontecimentos daquela época das Intentonas Monárquicas do Norte, como oposicionista ao novo regime implantado, a República.
Não vou falar outra vez e, nem sou a pessoa mais indicada para relatar estes factos mais ou menos conhecidos do povo do Norte em especial os quatro concelhos de Basto mais o de Montalegre e arredores. Vou sim, deixar aqui o meu agradecimento público, ao Vice-Presidente da Câmara de Montalegre, na pessoa do Dr Orlando, Dr António Chaves e Dr Barroso da Fonte, todos homens transmontanos, por me incluírem neste acontecimento em terra de Barroso que, muito aprecio.
foto
Ao Dr Barroso da Fonte, digníssimo diretor do Jornal Poetas e Trovadores que, sempre me apoiou nestas andanças da escrita, agradeço com muita emoção pelo facto de me ter enviado o livro pelo seu compadre e meu conterrâneo, Carlos Fraga Lopes Pereira, autografado que foi lançado por ele e mais três colegas que atrás referi, no dia nove do corrente. Agradeço as palavras escritas que me dirigiu e que, talvez, não mereça. Vieram – me as lágrimas aos olhos ao pensar que pessoas com um intelecto e um saber tão elevado, se dignaram incluir no livro escrito por eles, os meus singelos livros fazendo referências a eles, ao meu nome e ao Jornal Ecos de Basto, assim como, onde também foram publicados textos importantes sobre o Padre Domingos Pereira escritos pelo nosso amigo colaborador Francisco Victor Cunha, um cabeceirense da Ponte de Pé, filho do já falecido senhor Magalhães do mesmo lugar.
Vou atrever-me e, porque sinto orgulho de ser uma pessoa de origem humilde que, recebe um louvor inesperado, vou aqui, neste jornal, mostrar a capa do livro e a mensagem tão simpática que o Dr. Barroso da Fonte me dirigiu. O meu muito obrigada a todos os referidos e, também um agradecimento especial ao Dr David Teixeira do Ecomuseu.
Com a devida vénia.

Maria Fernanda Carneiro

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.