Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-08-2012

SECÇÃO: Informação

Joaquim Barreto recebeu delegação de Rives

A delegação francesa de Rives, que visitou Cabeceiras de Basto por altura do Encontro das Comunidades foi recebida, no dia 8 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, ao qual se associou o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, freguesia geminada com Rives. Na cerimónia esteve também presente a presidente da Assembleia de Freguesia, Prof. Stela Monteiro, o secretário, Armindo Félix e o membro da Assembleia de Freguesia, Leandro Campos.

Presidentes da Câmara e da Junta de Refojos entregaram lembranças à vice-presidente da associação francesa
Presidentes da Câmara e da Junta de Refojos entregaram lembranças à vice-presidente da associação francesa
Esta delegação constituída por um conjunto de artistas da Associação Arts et Couleus de Rives associou-se ao Encontro das Comunidades de Cabeceiras de Basto, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de agosto, com uma exposição de trabalhos de pintura na Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto. De salientar que o Município de Rives está geminado com a freguesia de Refojos Basto desde julho de 2008.
À chegada, a delegação foi recebida na sede da Junta de Freguesia de Refojos, realizando-se a sessão de boas-vindas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal deu as boas-vindas e desejou uma boa estadia à comitiva francesa, almejando que os laços de amizade entre Refojos e Rives sejam aprofundados e reforçados.
Depois de uma breve explicação sobre a história do Museu Beneditino de S. Miguel de Refojos e sobre o Salão Nobre, o autarca destacou a importância da exposição de pintura protagonizada Associação Arts et Couleus de Rives, uma mostra que valoriza as artes, o conhecimento e reforça a transmissão de cultura.
Franceses na sede da Junta de Freguesia de Refojos
Franceses na sede da Junta de Freguesia de Refojos
“Tenho a certeza que a geminação - cooperação institucional - com os intercâmbios ao nível da cultura, da história, da juventude, do desporto, da área social, para além do seu simbolismo, transmite aos nossos emigrantes em França sentimentos de orgulho e honra” porque “as geminações trazem bem-estar e alegria e fortalecem a relação dos emigrantes com a terra que os acolheu”, disse Joaquim Barreto, dando os parabéns às freguesias de Refojos e Rives por manterem estes laços de cooperação cultural.
No final, o presidente da Câmara entregou uma lembrança a todos os presentes, recebendo também uma lembrança do maire de Rives, Alain Dezempte.
Na sede da Junta de Freguesia, o presidente, Francisco Alves, desejou uma boa estadia à delegação francesa, manifestando também o desejo de levar pintores cabeceirenses a Rives, localidade francesa de Grenoble.
Marie-Ange Chêne, membro da Associação Arts et Couleus e representante do Município de Rives para a área das geminações, agradeceu a calorosa receção, realçando que é vontade de Rives manter viva a geminação. Regozijou-se, ainda, com a concretização do projeto de intercâmbio cultural entre Rives e Refojos de Basto.
Yvonne Cochard, vice-presidente da Associação Arts et Couleus agradeceu ao município cabeceirense a possibilidade dos pintores de Rives poderem expor os seus trabalhos na Casa da Cultura, manifestando o interesse da delegação em participar ativamente no Encontro das Comunidades.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.