Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-08-2012

SECÇÃO: Informação

Joaquim Barreto recebeu jovens cabeceirenses que visitaram Neuville-sur-Saône

 Na receção  nos Paços do Concelho os  jovens fizeram balanço positivo da ida à França
Na receção nos Paços do Concelho os jovens fizeram balanço positivo da ida à França
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, recebeu na tarde do dia 31 de julho os jovens que viajaram até Neuville-sur-Saône, no âmbito de um convite que lhes foi endereçado pelas Câmaras Municipais de Cabeceiras de Basto e de Neuville-sur-Saône.
A deslocação a França surgiu no âmbito da geminação de Cabeceiras de Basto com o município de Neuville-sur-Saône e teve como principal objetivo possibilitar aos jovens cabeceirenses, integrados no Programa Basto Jovem, o contacto com a realidade francesa, onde desenvolveram algumas atividades de ocupação de tempos livres, executando algumas tarefas nos vários setores ligados ao município, com destaque para a valorização dos espaços verdes e outros espaços públicos com o objetivo de promover a qualidade ambiental.
Depois da receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara tomou conhecimento das experiências vividas pelos jovens em França, uma iniciativa que contribuiu para “reafirmar a identidade da geminação de Cabeceiras de Basto com Neuville”, destacou Joaquim Barreto.
Os cinco jovens – Inês Pires, Paulo Vieira, Márcia Freitas, Clara Simões e Maria de Fátima Dias – que partiram no dia 9 rumo a Neuville-sur-Saône, tendo regressado no passado dia 19 de julho, fizeram uma avaliação muito positiva da viagem, das iniciativas em que participaram e do intercâmbio que estabeleceram com os franceses e com conterrâneos seus que residem atualmente em França, tendo agradecido ao presidente da Câmara a oportunidade que lhes foi dada de conhecer aquele país da União Europeia, onde foi possível contactar com uma nova realidade cultural, social e económica.
Os jovens, que foram acompanhados pela técnica superior da autarquia, Dra. Manuela Martins, tiveram a oportunidade de visitar diversos pontos de interesse não só do Município de Neuville-sur-Saône, como de outras localidades francesas, entre as quais a capital Lyon, onde assistiram às cerimónias do 14 de julho - Tomada da Bastilha.
O maire de Neuville-sur-Saône, Jean-Claude Ollivier, foi inexcedível com a comitiva cabeceirense, acompanhando a maioria das visitas e atividades desenvolvidas em território francês.
Os jovens aproveitaram, assim, ao máximo esta experiência única proporcionada pelas Câmaras Municipais de Neuville-sur-Saône e de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.