Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-08-2012

SECÇÃO: Concelho em acção

Balneários do Polidesportivo da Cumieira abriram ao público

Presidentes da Câmara e da Assembleia com outros autarcas na visita aos balneários
Presidentes da Câmara e da Assembleia com outros autarcas na visita aos balneários
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, respetivamente, acompanhados pelos vereadores Dr. Domingos Machado, Dr. Jorge Machado e Francisco Pereira, pelas administradoras da Emunibasto Profª Stela Monteiro e Drª Fátima Oliveira, pelo presidente da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Francisco Correia, demais autarcas e dirigentes desportivos, procederam no domingo, dia 19 de agosto, à visita aos ‘novos’ balneários do Polidesportivo da Cumieira.
Trata-se de um investimento municipal na ordem dos 10 mil euros, feito em mão-de-obra e materiais, que consistiu em adaptar parte de um edifício já existente para balneários de apoio ao Polidesportivo da Cumieira, localizado na zona ribeirinha da freguesia. Uma obra simples, mas que veio completar as respostas existentes para a prática desportiva e para a ocupação salutar dos tempos livres, sobretudo das camadas mais jovens da população.
De referir que há uns anos atrás, a freguesia não dispunha de um espaço público para a realização de atividades diversas. Em boa hora, a Câmara Municipal conseguiu obter, por cedência e acordo com o proprietário, terrenos na Cumieira tendo em vista a construção de vários equipamentos de recreio e lazer, que desde então têm vindo a ser criados. Destaca-se a praia fluvial com edifício de apoio, o parque de merendas, o parque infantil, o campo de jogos, o polidesportivo com relva sintética e iluminação pública e ainda, uma área de lazer e espaço para estacionamento que permite acolher a realização de iniciativas diversas, convívios e festas, valências estas, que integram a beneficiação e o arranjo urbanístico feito naquela zona ribeirinha do rio Peio.
Criado e construído que foi o polidesportivo impunha-se agora a construção de balneários para as equipas que os usam. Uma obra que vinha sendo reivindicada pelo Clube Desportivo de S. Nicolau, que se concretizou abrindo ao público no passado domingo.
Hoje, referiu na oportunidade o edil Engº. Joaquim Barreto, podemos verificar que em Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), na Cumieira, se criou uma nova centralidade, com equipamentos que muito contribuiram para a afirmação desta freguesia rural com a importância que lhe é reconhecida na zona poente do concelho. Um espaço valorizado e requalificado que é atualmente um ponto de encontro das gentes da freguesia. Tão importante como investir na requalificação dos espaços, é a utilização que as pessoas fazem dos mesmos, realçou o autarca. Exemplo disso, é esta festa das coletividades/feira dos saberes e dos afetos que além de divulgar a atividade que desenvolvem, dinamiza a freguesia.
Autarcas assistiram à final do torneio
Autarcas assistiram à final do torneio
Após a visita aos balneários, a comitiva assistiu à final do toneio de futebol de 5 promovido pela Associação Cultural e Desportiva de S. Nicolau e à entrega dos prémios aos vencedores das várias atividades levadas a cabo no âmbito da realização da X Festa da Coletividades/Feira dos Saberes e dos Afetos, que teve lugar de 17 a 19 de agosto, envolvendo as associações locais de cariz diversificado e toda a comunidade.
No encerramento desta iniciativa, apoiada pelo Município Cabeceirense e pela Emunibasto, o Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, enalteceu a organização deste tipo de eventos que agregam o movimento associativo, considerado parceiro ativo e privilegiado para o desenvolvimento, dando a conhecer o trabalho levado a cabo em diferentes áreas como a caça, o folclore, os baldios, o desporto, passando pela prestação de serviços sociais, entre outros.
Destacou ainda o facto do programa apresentando ter em conta os usos e costumes desta terra, tal como encontro de concertinas que atraiu muito público, sinal do apreço das pessoas por este tipo de música popular.
Por fim o autarca felicitou a organização e as coletividades presentes pelo trabalho apresentado, que refletem dinamismo, promovem a terra e as suas gentes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.