Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 09-07-2012

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras Verde
Tema: Não deixar aparelhos electrónicos em stand-by

A conta de luz (electricidade) é um problema no orçamento? Já alterou a rotina e mesmo assim os custos não diminuíram? Acredite, um gesto tão simples quanto desligar um aparelho em stand-by da tomada pode reduzir em cerca de 12% do seu consumo anual de eletricidade.
Standby significa que o aparelho está em repouso (pronto a trabalhar). No modo standby, o equipamento está ligado à eletricidade, mas é um modo não-operacional quando comparado com a sua principal função. Quando os equipamentos estão em modo standby, continuam a consumir energia elétrica. Se a luz da sua televisão, leitor de DVD, micro-ondas, aparelhagem, computador... permanecer ligada, é porque estes aparelhos continuam ligados.
Por exemplo, uma televisão média típica requer 100 Watts de potência elétrica quando está ligada e, em média, pode atingir os 4 Watt  quando está em standby. Assim, se usar a TV durante uma hora por dia, irá pagar tanto pela eletricidade consumida com a televisão apagada como quando está ligada. As boxes da meo, da zon, os descodificadores TDT, os vídeos e os leitores de DVD são ainda menos eficientes e usam apenas 5% da energia total para o fim a que se destinam.
Embora o consumo em modo de standby por equipamento seja relativamente baixo, se somarmos os contributos dos vários equipamentos de uma casa, atingimos uma percentagem considerável do consumo total de energia elétrica.
Para evitar desperdícios de energia, não se esqueça:
· desligue os equipamentos no botão ou desligue-os da tomada, e não apenas no comando; Se não desligar por exemplo o seu descodificador TDT, desligando apenas a televisão, estará a gastar em média mais 15 euros por ano em eletricidade.
· se pretende adquirir um novo equipamento, verifique as referências ao seu consumo em standby na ficha técnica do Manual do Utilizador, e pondere este critério na escolha do seu equipamento;
· no caso do equipamento eletrónico, procure os aparelhos que têm a etiqueta Energy Star, que visa a redução do consumo de energia daqueles equipamentos em modo de standby;
· já existem no mercado tomadas inteligentes que controlam e eliminam os consumos em standby, detetando automaticamente quando um equipamento entra em modo standby, cortando o fornecimento de energia elétrica.
· cada Watt consumido por um equipamento em modo de standby é responsável pelo consumo de 8,76kWh por ano (assumindo o modo de standby permanente).

Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do Plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.