Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 09-07-2012

SECÇÃO: Informação

Congresso Distrital do PS em Vila Verde

Barreto, Seguro e Moniz no Congresso Distrital
Barreto, Seguro e Moniz no Congresso Distrital
“Escolher os melhores” para as próximas autárquicas

Para as eleições autárquicas, a realizar em 2013, “escolher os melhores, que estejam dispostos a trabalhar com o povo e para o povo, valorizando a política como uma atividade nobre” foi o desejo manifestado pelo presidente cessante da Federação Distrital do Partido Socialista, Joaquim Barreto, durante o Congresso Distrital do PS que decorreu no passado dia 30 de junho em Vila Verde.
Fazendo uma retrospetiva e um balanço daquilo que foi a atividade da Distrital de Braga do PS nos últimos 12 anos, Joaquim Barreto destacou a abertura do PS à sociedade, através da aposta em plataformas de diálogo, da interação com as instituições da sociedade civil e das parcerias que foram estabelecidas.
As marcas destes últimos 12 anos em que Barreto esteve à frente dos destinos da Distrital do PS foram a proximidade com os militantes e simpatizantes; a determinação, o trabalho, a defesa dos valores do PS, como a solidariedade a liberdade, a igualdade e o aprofundamento da democracia participativa; bem como o consenso e a unidade na diversidade, marcas que muito contribuíram para o fortalecimento da Federação.
Nas suas intervenções, os congressistas deixaram palavras de sentido reconhecimento e agradecimento ao presidente cessante da Federação de Braga do PS, Joaquim Barreto, assim como palavras de incentivo a Fernando Moniz, novo líder da Federação Distrital do PS. Foi o caso de Jorge Tinoco da Comissão Política Concelhia de Amares, de Domingos Pereira da Comissão Política Concelhia de Barcelos, de Palmira Maciel, presidente do Departamento das Mulheres Socialistas, de Pedro Sousa, presidente distrital da Juventude Socialista, de Vítor Sousa da Comissão Política Concelhia de Braga, de António Ramalho, entre outros.

Joaquim Barreto reconhecido pelos congressistas

Nas suas intervenções, os congressistas destacaram “a dedicação” com que Joaquim Barreto se entregou à Federação, considerando-o “um modelo do político zeloso e do homem sempre presente” que “não defraudou gerações de políticos que se aproximaram acalentando nos olhos planos de entrega e retidão”.
Os mesmos dirigentes enalteceram, também, “o lado íntegro e a grande craveira moral do homem de princípios, causas e convicções que é o Eng.º Joaquim Barreto”.
Elogiando “o carisma” do novo líder da Federação Distrital do PS, os congressistas garantiram que “com Fernando Moniz, Braga terá uma voz forte e firme neste Portugal ferido que precisa de nós. Braga será sempre grande para ajudar o Secretário-geral a ganhar os destinos do país e a governá-lo com políticas eficazes de crescimento, coesão e inclusão”.
O novo presidente da Federação do PS, Fernando Moniz, defendeu a implementação de uma “estratégia global do partido para enfrentar as próximas autárquicas” e a importância de uma “solidariedade ativa entre os concelhos onde o PS é poder”.
De salientar que as eleições autárquicas e a reforma administrativa foram os temas em destaque nas intervenções dos congressistas neste XV Congresso Distrital.

Seguro marcou presença no Congresso Distrital do PS em Vila Verde

O Secretário-geral do PS, António José Seguro, afirmou que o Governo “fracassou” ao exigir “sacrifícios exageradíssimos aos portugueses”, questionando: “para que serve esta receita que o Governo está a impingir aos portugueses?”.
Fazendo referência aos cortes salariais e aos aumentos das taxas moderadoras, António José Seguro deixou a garantia de que “com o PS não haverá mais austeridade nem sacrifícios para os portugueses”.
Apesar dos vários congressos distritais marcados para esse dia em todo o país, António José Seguro fez questão de marcar presença no Congresso Distrital de Braga do PS, distrito pelo qual foi eleito deputado para a Assembleia da República.

Cabeceirenses eleitos

Durante o Congresso Distrital do PS, que decorreu no dia 30 de junho em Vila Verde, foram eleitos para a Comissão Política Distrital os socialistas Cabeceirenses Joaquim Barreto, Serafim China Pereira, Nuno Barreto, Irene Fontes, Fátima Oliveira, Isabel Coutinho e Fernando Basto, este último para a Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira.
De referir que Francisco Pereira, Catarina Ramos e Ana Sofia Castro integram a lista da Comissão Política Distrital como suplentes.
De referir, ainda, que Joaquim Barreto, Mesquita Machado e António Magalhães foram eleitos para a Mesa da Comissão Política Distrital.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.