Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 09-07-2012

SECÇÃO: Opinião

À espreita...

Sobreira
Sobreira
Tanques públicos

Outrora locais de grande importância social, os tanques públicos foram perdendo protagonismo ao longo dos tempos. Estes espaços, de construção simples, acolhem, em muitas freguesias, rituais da vida quotidiana que aos poucos se vão dissipando. Os tanques públicos são locais de interação social e comunitária.
Cachada
Cachada
O mesmo não acontece em todas as localidades, cuja função que desempenham é cada vez mais redutora. No entanto, estes espaços continuam a existir em vários lugares. São marcas do tempo que perduram e por isso, não devem ser descuradas. Algumas estruturas têm vindo a ser recuperadas, mas outras há que precisam de uma intervenção, como podemos observar em dois exemplos localizados em duas das entradas da vila Cabeceirense, como são o tanque da Sobreira que foi recentemente beneficiado pela Junta de Freguesia de Refojos e o da Cachada, que apesar de limpo, anseia por um novo olhar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.